Home > Notícias

Alphagraphics lança portal de fotos voltado para o consumidor final

O site oferece um conjunto de ferramentas e modelos para a impressão sofisticada de fotos com entrega em domicílio

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

14/03/2007 às 15h32

Foto:

O site oferece um conjunto de ferramentas e modelos para a impressão sofisticada de fotos com entrega em domicílio

A Alphagraphics lançou nesta quarta-feira (14/03) o portal AG Foto, um conjunto de serviços online para impressão de fotos digitais voltado para o usuário final. Entre os produtos disponíveis estão a produção assistida de fotolivros, fotozines (espécie de revista ilustrada), mouse-pads, calendários, suporte para copos entre outros.

Para utilizar o serviço é necessário o preenchimento de um cadastro para a criação de uma senha de acesso. A partir daí, o usuário deve carregar no portal as imagens que deseja utilizar - não há limite para a quantidade de imagens.

A interface do portal é fácil de usar (o upload das imagens lembra serviços como o Flickr) e apresenta explicações sobre cada uma das etapas. As imagens são carregadas em pastas criadas pelo usuário, o que facilita a sua localização posterior.

Uma vez carregadas, é possível aplicar algumas ferramentas de edição para ajuste automático da cor, brilho e contraste, fazer o espelhamento da imagem ou dar um novo enquadramento à foto.

O serviço possibilita a aplicação de alguns efeitos, como balões para simular diálogos entre os personagens retratados ou mesmo ilustrações. Quem tem mais de 20 anos deve lembrar-se de que os serviços tradicionais de revelação de fotos incluíam adesivos para ser colados nas fotos. O serviço é idêntico, porém digital.

Leque de ferramentas
O portal oferece uma série de ferramentas para orientar o cliente na criação de seus projetos. Elas apontam problemas como qualidade insuficiente da imagem para o uso que se pretende fazer – por exemplo, uma determinada ampliação exige uma imagem com resolução maior.

Também trazem mecanismos que automatizam a distribuição de imagens no projeto de fotolivros ou fotozines e o resultado pode ser refinado pelo usuário.

Uma vez finalizado o projeto, o pagamento é feito pelo próprio site (estão disponíveis diversas modalidades de cobrança) e o serviço é entregue no endereço determinado pelo usuário – o valor de frete é calculado na hora do fechamento do pedido.

A empresa prepara uma versão offline do serviço. Com ela, o usuário poderá realizar – além da edição das imagens – o projeto diretamente em seu computador e, uma vez finalizado, enviar o arquivo final pela web para a Alphagraphics.

Impressão com ‘emoção’
Segundo dados divulgados pela HP, parceira da Alphagraphics na parte de impressão, em 2005 foram impressas cerca de 46 trilhões de páginas em todo mundo. Desse total, 12% eram provenientes de imagens geradas digitalmente. O avanço da fotografia digital deve fazer com que este percentual suba para 40% em pouco mais de três anos.

Rodrigo Abreu, diretor da Alphagraphics no Brasil, lembra que, com a fotografia digital, chegou-se a prever a morte da impressão de fotos. O que se vê, diz, é justamente o contrário. “As pessoas estão se cansando de ver as imagens na tela [do computador] e voltando a imprimir as fotos. Mas querem algo mais do que os simples álbuns de fotografias: querem emoção”, afirma.

O executivo conta que esse foi um dos motores que incentivaram a criação do portal. As fotos de uma viagem, por exemplo, ganham uma nova roupagem se forem apresentadas em um fotolivro com legendas e textos que relatem experiências da viagem e detalhes dos locais clicados.

Iniciativa local
O AG Foto foi desenvolvido em parceria com a brasileira Uniprod, responsável pela ferramenta de tratamento das imagens e que também irá fazer a inserção de novos templates (modelos) de projetos no portal.

Apesar de presente em 10 países com mais de 250 unidades (a Alphagraphics opera no modelo de franquias), o projeto do portal começa pelo Brasil, com a impressão dos projetos centralizada em São Paulo.

“O País possui sete unidades e fica mais fácil controlar e ajustar o projeto. A partir daí, ele deverá será expandido para toda nossa operação”, afirma Kevin Cushing, presidente mundial da empresa. Dependendo da necessidade de cada franqueado, é possível pensar em modelos de impressão locais.

Com esta iniciativa voltada para o consumidor final (B2C), a Alphagraphics espera que no espaço de dois a três anos, 10% da receita local seja proveniente de negócios pelo portal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail