Home > Notícias

CeBIT: Depois de um ano, Samsung remodela PC ultramóvel Q1

Mais leve e menos, Q1 Ultra traz teclado em hardware no lugar de touch screen e melhor resolução de tela como novidades

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!*

14/03/2007 às 12h14

Foto:

Mais leve e menos, Q1 Ultra traz teclado em hardware no lugar de touch screen e melhor resolução de tela como novidades

Um ano após apresentar o primeiro PC ultramóvel Q1, a Samsung Electronics revela a versão remodelada do dispositivo, que está mais leve e poderoso.

Batizado de Q1 Ultra, o novo dispositivo será exibido durante uma apresentação na quinta-feira (15/03), durante a CeBIT, em Hanover, na Alemanha.

Pesando 690 gramas, o Q1 Ultra é 12% mais leve que o antecessor. Suas dimensões também são menores: mede 228 milímetros por 124 milímetros por 24 milímetros, em comparação à geração anterior, que media 228 milímetros por 140 milímetros por 27 milímetros. As melhorias tornam o portátil mais fácil de carregar.

Outra melhoria está na tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque, que traz resolução de 1.024 por 600 pixels no lugar dos 800 por 480 pixels anteriores.

O teclado touch screen do Q1 ganhou uma versão em hardware no Ultra, dividido nas duas laterais do dispositivo. O novo portátil vem com processador de 800MHz da Intel, 1 GB (gigabyte) de memória  DDR2 (double data rate 2) e teclado externo USB.

O Ultra suporta redes HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access) e WiBro, uma versão móvel do WiMax, além de Wi-Fi e Bluetooth. Como extras, são oferecidos scanner de impressão digital, câmera digital e pacote de navegação.

Como esperado, o Q1 Ultra também recebeu atualizações de software, passando a vir com o Microsoft Windows Vista Home Premium no lugar do Windows XP Tablet PC Edition.

Informações sobre preço e disponibilidade do Q1 Ultra não estão disponíveis de imediato. O atual Q1 custa entre 1, mil e 2 mil dólares, dependendo do processador.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Cingapura, e Steven Schwankert é editor do IDG News Service, em Cingapura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail