Home > Notícias

Unesp pode ter curso de pós-graduação com foco em TV digital

O curso será voltado à capacitação de recursos humanos e para a formação de um quadro de pesquisadores e professores

Por Redação do Computerworld

14/03/2007 às 11h30

Foto:

O curso será voltado à capacitação de recursos humanos e para a formação de um quadro de pesquisadores e professores

A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) poderá ter, em breve, um programa especial de pós-graduação com foco em TV digital.

Na semana passada, o reitor Marcos Macari e o docente Antonio Carlos de Jesus, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), campus de Bauru, apresentaram ao professor Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à comunidade acadêmica a proposta de criação do programa.

O curso teve o nome sugerido de “Televisão digital: informação e conhecimento” e deve ser voltado à formação e capacitação de recursos humanos para a televisão digital e para o estabelecimento de um quadro de pesquisadores e professores para o ensino superior, segundo Antonio Carlos de Jesus.

Ao atuar nas áreas de Comunicação, Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação Digital, o programa de pós-graduação da Unesp também deverá um caráter interinstitucional, envolvendo docentes de oito unidades da universidade. Entre elas estão as bases das cidades de Araraquara, Bauru, Ilha Solteira, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São Paulo e Sorocaba. Também poderiam fazer parte do programa outras instituições, como Unicamp, USP, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Estácio de Sá (RJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A proposta do programa será encaminhada formalmente para a Capes até o dia 31 desse mês. Ela atende aos níveis de mestrado profissionalizante e doutorado acadêmico, em área multidisciplinar, e está vinculado à implantação do Canal Educativo de Televisão Digital da Unesp (canal 59E), cuja concessão foi assinada em 2006, em Brasília.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail