Home > Notícias

Dell venderá PCs com drives de 1 TB

Os primeiros PCs a usar os drives serão da linha para games sob a marca Alienware

Por Chris Mellor, para o IDG Now!*

16/03/2007 às 19h40

Foto:

Os primeiros PCs a usar os drives serão da linha para games sob a marca Alienware

A Dell é a primeira fornecedora de sistemas de computador a vender discos rígidos de 1 TB (terabyte) voltado para usuários que tem grande necessidade de armazenamento de mídia digital.

A capacidade maior é particularmente necessária para o armazenamento de conteúdo de vídeo, como filmes em alta definição.

O lançamento afetará primeiro consumidores finais, mas, posteriormente, atingirá as empresas, em particular, as relacionadas à mídia. Trata-se de uma inversão da ordem comum, em que as corporações recebem HDs de maior capacidade primeiro.

O vice-presidente da Dell, Neil Hand, disse que “esse é o tipo de capacidade que costumava ser oferecida apenas para as grandes emprsas. Agora podemos oferecê-la também aos consumidores”.

Os primeiros PCs da Dell a usar os drives serão da linha de computadores para games sob a marca Alienware. Os sistemas XPS serão os próximos. O site da Alienware dos EUA mostra que quatro drives de 1 TB podem ser vendidos.

A Dell usará o drive Deskstar 7K1000, de 1 TB, da Hitachi GST, rodando a 7.200 rpm (rotações por minuto) com uma interface serial ATA de 3GBit/s. o disco usa gravação perpendicular, tem cinco e tempo de acesso de leitura de 8,5 microsegundos e de escrita de 9,2 microsegundos. Tem um cache de 32 MB e tempo de busca de 8,7 microsegundos, em média.

A Dell também está lançando um “serviço de cápsula do tempo de vídeo”; usuários podem colocar vídeos no em um site onde a Dell os armazena, inicialmente nos drives de 1 TB, por 50 anos.

O drive de 1TB da Dell custa 540 dólares (cerca de 1.130 reais).

*Chris Mellor é reporter do Techworld, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail