Home > Notícias

Steve Ballmer questiona capacidade do Google de empreender

CEO da Microsoft diz que rival só traz receita baseada em anúncios, enquanto a sua companhia já se reinventou muitas vezes

Por Robert Mullins, para o IDG Now!*

16/03/2007 às 12h46

Foto:

CEO da Microsoft diz que rival só traz receita baseada em anúncios, enquanto a sua companhia já se reinventou muitas vezes

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, criticou o rival Google, dizendo que a empresa está apenas voltada a receita baseada em anúncios, enquanto a sua companhia já se reinventou muitas vezes.

Em uma apresentação na quinta-feira (15/03), na Escola de Graduação em Negócios da Universidade de Stanford, Ballmer disse que uma empresa verdadeiramente empreendedora inventa algo, constrói seu negócio em torno disso e depois começa o ciclo de novo. Mas o Google ainda não emergiu da busca suportada por anúncios, disse Ballmer.

“Na verdade ele são apenas um negócio, de buscas e anúncios”, disse ele, embora tenha admitido que a empresa rival chegou à marca de 10 bilhões de dólares de receita mais rápido que a Microsoft.

A Microsoft começou vendendo software para desktop, em particular o sistema operacional Windows, então criou softwares para servidores, em seguida foi para a internet com o navegador Internet Explorer e com o MSN Search, e mais recentemente entrou em eletrônicos de consumo com o Xbox.

Em uma breve entrevista ao IDG News Service depois de sua apresentação, Ballmer reconheceu que a aquisição em 2006 do site de compartilhamento de vídeos YouTube pode qualificar o Google em uma segunda onda de empreendedorismo.

“Eles estão tentando fazer disso a segunda [onda], é verdade, e vamos ver como eles se saem”, disse ele. “Bravo por eles tentarem um segundo negócio. Mas é um negócio relacionado, não um segundo completamente diferente”, acrescentou.

Em uma entrevista de uma hora com o reitor Robert Joss, da Escola de Negócios de Stanford, Ballmer citou a plataforma de IPTV da Microsoft como um novo ciclo de empreendedorismo para a empresa.

A Microsoft começou a desenvolver a tecnologia para entregar programação pela internet em 1994, apesar do ceticismo dos analistas na época, disse o CEO. Hoje o IPTV está finalmente ganhando força com as empresas telefônicas oferecendo programação para concorrer com provedores de cabo.

Ballmer fez uma parte da sua graduação em matemática na Universidade de Yale. Ele entrou na Escola de Negócios de Stanford em 1980 mas deixou o curso um ano depois, para assumir um emprego na Microsoft oferecido pelo presidente do conselho Bill Gates.

*Robert Mullins é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail