Home > Notícias

China ultrapassa EUA entre maiores redes de PCs zumbis, diz Symantec

Internet Security Threat aponta que 26% das redes mundiais de bots estão na China; Pequim aparece na liderança entre cidades infectadas

Por Matthew Broersma, para o IDG Now!*

20/03/2007 às 16h48

Foto:

Internet Security Threat aponta que 26% das redes mundiais de bots estão na China; Pequim aparece na liderança entre cidades infectadas

A China roubou dos Estados Unidos o título de país com as maiores redes de bot, na medida em que o perigo e a sofisticação dos ataques virtuais continuam a crescer, revelou a Symantec.

Redes bots são atualmente uma das maiores ameaças para usuários de internet, responsáveis por gerar a maioria do spam, phishings e ataques de negação de serviço na internet.

No seu estudo semestral Internet Security Threat Report, a Symantec descobriu que mesmo que o número de computadores zumbi tenham aumentado em 29%, para 6 milhões, na segunda metade de 2006; no período, a quantidade de servidores controlados caiu quase 25%, com crackers consolidando suas redes e aumentando o tamanho das já existentes.

Segundo o estudo, 40% dos servidores afetados estão nos Estados Unidos, que originaram grande parte da atividade maliciosa global com 31%, afirmou a empresa. A lista é complementada pela China, com 10%, e pela Alemanha, com 7%.

Mas a China é o país onde a maioria das máquinas físicas responsáveis pelos bots está, com 26% de todos os micros zumbi. A honra era anteriormente dos Estados Unidos e, até a primeira metade de 2005, pelo Reino Unido.

A Symantec acredita que infecções de bots cresceram rapidamente em países que vêm experimentando um aumento repentino de conexões de banda larga.

*Matthew Broersma é repórter do TechWorld, em Londres

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail