Home > Notícias

Termo ‘wiki’ é finalmente reconhecido pelo Oxford English Dictionary

Palavra foi adicionada à versão online do OED, seis anos após a estréia da Wikipedia.org, maior enciclopédia da internet

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!

20/03/2007 às 16h36

Foto:

Palavra foi adicionada à versão online do OED, seis anos após a estréia da Wikipedia.org, maior enciclopédia da internet

Seis anos após a estréia da Wikipedia.org, os editores do Oxford English Dictionary (OED) finalmente se dignaram a adicionar a palavra “wiki” à versão online do dicionário.

O termo faz parte de uma porção de outros relacionados a tecnologia acrescentados ao OED virtual na atualização trimestral do dicionário. Também entraram “infobahn”, “malware”, “undelete” e “virtualizar”.

“[Wiki] faz parte de um pequeno, porém distinto grupo de palavras que são emprestadas do havaiano ao inglês”, disse no site Graeme Diamond, editor principal de novas palavras do OED. Ele também alegou que há uma conexão entre o OED e o novo termo.

“Foi sugerido que, em alguns aspectos, o próprio OED lembra um wiki: sua longa tradição de trabalhar com princípios colaborativos significa que foi bem-vinda a contribuição de informação e de evidências de citação do público há mais de 150 anos”, disse Diamond.

Apesar de wiki ser uma palavra usada desde, pelo menos, 1995 - a Ward Cunningham criou a WikiWikiWeb naquele ano como a primeira fonte colaborativa de conteúdo editado por usuários -, a palavra foi popularizada pela Wikipedia.org, a maior enciclopédia online, fundada em janeiro de 2001.

A atualização anterior, em dezembro de 2006, deu muita atenção ao lado tecnológico - “groupware”, “superminicomputer” e “webcast” fizeram parte da ação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail