Home > Notícias

Fujitsu amplia oferta de notebooks com drives de memória flash

Empresa oferece dois modelos ultraportáteis com drives em estado sólido de 16GB e 32GB, os primeiros para América do Norte

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

20/03/2007 às 14h43

Foto:

Empresa oferece dois modelos ultraportáteis com drives em estado sólido de 16GB e 32GB, os primeiros para América do Norte

A Fujitsu Computer Systems passa a oferecer dois modelos de notebooks com memória flash na América do Norte. Os equipamentos LifeBook P1610 e B6210 continuarão a ser oferecidos também com disco rígido, mas estarão disponíveis também com drives em estado sólido de 16GB (gigabytes) e 32GB.

Segundo a fabricante, os dois modelos ultraportáteis, com tela sensível ao toque, são voltados a ambientes hostis, como as áreas de saúde e aviação. A companhia começou a oferecer memória flash em notebooks das linhas P-series e Q-series no Japão há dois meses.

Os consumidores pagam mais caro por dispositivos com memória flash NAND no lugar do HD tradicional, mas ganham em troca redução de consumo, melhor latência no tráfego de dados, boots mais rápidos, redução de barulho, peso e calor, segundo Paul Moore, diretor sênior da Fujitsu para produtos móveis.

Popular em aparelhos como smartphones e MP3 players, as memórias flash são vistas como muito caras para os notebooks. Mas recentemente, os preços das memórias deste tipo vem caindo, com as capacidades aumentando, o que fez com que diversos fornecedores reconsiderassem as aplicações.

No caso da Fujitsu, escolher uma memória flash de 16GB acrescenta 700 dólares ao preço. No caso da de 32GB o acréscimo é de 1,2 mil dólares. Segundo Moore, os preços devem cair à medida que o uso se massifique.

Outra desvantagem em relação ao HD é a capacidade. Hoje a Fujitsu oferece até 80GB em disco rígido, mas se limita a 32GB em memória flash. Moore argumenta que clientes nas áreas de medicina ou finanças, por exemplo, podem viver com a restrição de espaço tendo em troca a garantia de que não vão perder seus dados caso o notebook caia. Além disso ele lembra que cada vez mais os dados são salvos em servidores centralizados por questões de segurança.

Os novos modelos da Fujitsu não têm preço de lista, já que serão vendidos sob demanda neste momento. O LifeBook P1610 tem processador de 1.2GHz Intel Core Solo U1400 e roda Windows Vista Business, XP Professional ou XP Tablet PC Edition. O B6210 usa o mesmo chip para rodar Windows XP Tablet PC Edition ou XP Professional.

*Ben Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail