Home > Notícias

Microsoft lança sistema de telefonia voltado a pequenas empresas

O Response Point é capaz de reconhecer comandos de voz e será mostrado no Small Business Summit, promovido pela empresa

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

20/03/2007 às 14h46

Foto:

O Response Point é capaz de reconhecer comandos de voz e será mostrado no Small Business Summit, promovido pela empresa

A Microsoft revelou um sistema de telefonia com reconhecimento de fala nesta segunda-feira (19/03) desenvolvido com o objetivo de dar a pequenas empresas uma alternativa ao PBX (troca pública de ramais, na sigla em inglês), disse a companhia.

A Microsoft mostrará o produto, chamado sistema de telefone Microsoft Response Point, no seu segundo evento anual Small Business Summit, que acontece em Redmond, Washington, e será transmitido online. A empresa espera que cerca de 30 mil pequenos negócios e parceiros em geral participem do evento.

O Microsoft Response Point inclui software e telefones, e foi desenvolvido para ser fácil de instalar e usar, disse Jeff Smith, um gerente sênior de produtos da Microsoft. O sistema inclui também um console baseado em PC para que qualquer pessoa acostumada com o ambiente computacional possa fazer mudanças ou gerenciar o sistema.

O sistema foi também desenvolvido visando a facilitar a realização de chamadas telefônicas, de forma que basta clicar no botão “Response Point” e dizer ao sistema quem é o destinatário da ligação. Um usuário poderia, por exemplo, dizer “ligar para Jeff no trabalho” e o sistema disca o número que consta em seu diretório de informações de contatos.

O Response Point pode ser ajustado como um sistema de VoIP (voz sobre protocolo de internet, na sigla em inglês) ou de telefonia tradicional, baseado em linhas de telefonia fixa.

A equipe que produziu o Response Point trabalhou como um grupo de desenvolvimento independente junto com a MS, que os deu a vantagem de desenvolver o produto “do zero” para pequenas empresas sem ter que trabalhar com outras equipes de produtos, disse Smith.

Se acordo com ele, apenas cerca de um terço dos pequenos negócios usa PBX ou sistemas de telefone por serem caros e difíceis de instalar e de gerenciar. “É preciso muito expertise técnico”, disse ele.

A MS viu uma oportunidade de tornar sistemas telefônicos tão acessíveis às pequenas empresas quanto os computadores, segundo Smith.

O sistema Microsoft Response Point será lançado ainda neste ano. A MS ainda não revelou o preço, mas Smith disse que seria “competitivo”. Ele disse que sistemas PBX típicos para pequenas empresas custam entre 5 mil e 19 mil dólares (entre 10,4 mil e 39,5 mil reais).

*Elizabeth Montalbano é repórter do IDG News Service, em Nova York.
Copyright 2007 IDG Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail