Home > Notícias

Como fazer o Google trabalhar melhor

Fornecer as informações certas ou combiná-las adequadamente permite que o buscador traga resultados mais precisos

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

21/03/2007 às 12h06

Foto:

Fornecer as informações certas ou combiná-las adequadamente permite que o buscador traga resultados mais precisos

Pouca gente discordará do fato de o buscador Google ser uma das ferramentas mais úteis disponíveis na internet na atualidade. Isso não impede, porém, que algumas vezes fiquemos frustrados com os resultados obtidos.

Isso acontece pelos motivos variados que vão desde os mecanismos utilizados pelo buscador para vasculhar a web até a forma ou argumentos fornecidos pelo usuário na hora de solicitar a busca. E é aqui você pode fazer com que o Google trabalhe melhor.

Página inicial
A seleção mais fácil e que pouca gente utiliza é dizer ao buscador onde realizar a pesquisa. Na página inicial do Google exitem três alternativas possíveis, indicadas pela função “Pesquisas”: web; páginas em português; e páginas do Brasil. Os resultados melhoram à medida que você indica com que fração do universo da internet se quer trabalhar.

Com o aumento na quantidade de conteúdo disponível em língua portuguesa, pode-se realizar buscas utilizando expressões do tipo “Como baixar vídeos do Youtube?” em vez de palavras isoladas.

Os resultados são mais precisos se você colocar frases exatas a serem pesquisadas entre aspas. Uma busca realizada com as palavras PC World resultou em 268 milhões de páginas; a mesma busca, utilizando as palavras entre aspas (“PC World”) reduziu o resultado a pouco mais de 25 milhões de páginas. Isso ocorre porque a segunda pesquisa busca por ocorrências exatas do conteúdo fornecido.

Pesquisa Avançada
O Google mostra do que realmente é capaz se você utilizar os recursos avançados do buscador. Eles estão acessíveis no link “Pesquisa Avançada”, localizado à direita da caixa de diálogo da página inicial do programa.

Nessa página, uma série de combinações vai permitir que o Google faça a pesquisa utilizando critérios refinados. Assim, em vez de um número enorme de páginas, o buscador trará resultados que estarão mais próximos da informação desejada.

A seleção permite que se faça combinação de palavras, que se elimine de busca páginas que contenham expressões indesejadas, fixar um período de tempo (quando a informação foi publicada), fonte da informação (domínios ou sites onde realizar a busca) e até buscar por páginas que sejam atualizadas com freqüência.

Com alguma prática, você vai perceber que combinações resultam em pesquisas mais próximas daquilo se está buscando. Faça experiências e identifique a maneira mais adequada de chegar à informação desejada.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail