Home > Notícias

O Classmate PC em nossas mãos

Destrinchamos o notebook educacional da Intel. Conheça os detalhes do que o equipamento oferece e pode fazer

Por Mário Nagano

21/03/2007 às 17h58

classmate 70 84.jpg
Foto:

Destrinchamos o notebook educacional da Intel. Conheça os detalhes do que o equipamento oferece e pode fazer

Classmate_100x120yApresentado pela primeira vez em
maio de 2006 - ainda como "EduWise", o Classmate PC foi desenvolvido
pelo Centro de Definição de Plataformas da Intel em São Paulo. O equipamento ganhou
notoriedade por ser considerado o principal concorrente do projeto XO, da
Fundação OLPC de Nicholas Negroponte - também conhecido como 'notebook de 100
dólares'.

Comparado a outros produtos da
empresa, o Classmate fez poucas aparições públicas, razão pela qual muitas das suas
características técnicas e funcionalidades permaneceram desconhecidas até pouco tempo atrás.

O PC World Test Center analisou em detalhes um modelo
funcional do Classmate PC, cedido pela Intel. Clique aqui e confira todo o potencial do equipamento como ferramenta de educação (com fotos). Abaixo, confira a análise do sistema operacional instalado e dos aplicativos (para visualizar as telas, clique nos links).

Análise do sistema

Uma das principais vantagens (se não for a maior) do Classmate PC é sua capacidade de rodar o Windows XP Pro. Sua pequena tela LCD de 7 polegadas "Wide" possui uma resolução nativa de 800 x 480 pontos.

Para conviver com esse modo de tela pouco convencional, a Intel desenvolveu um pequeno utilitário que comprime a tela por meio de interpolação ou permite a rolagem da tela para além da área de visão da mesma.

Tal escolha se deve ao fato de essa tela ser a mesma que é usada em tocadores de DVD portáteis. Com pequenas alterações no gabinete, o Classmate PC pode usar telas maiores, mas isso pode influenciar o preço final do produto.

Segurança

Para desestimular a possibilidade de furto do equipamento, o Classmate PC possui um elaborado sistema de chaves eletrônicas, créditos de tempo e contadores de uso que fazem com que o Classmate pare de funcionar quando estiver longe da rede Wi-Fi da escola.

Caso o aluno tenha permissão de levar o equipamento para casa, existe um procedimento alternativo que limita o número de vezes que o Classmate PC possa ser religado.

Por ser um produto de desenho próprio e ter a maioria dos componentes soldados na placa-mãe, o Classmate PC tem poucas peças que podem ser reaproveitadas em outros equipamentos, o que desestimularia o seu roubo para retirada de peças.

Quanto à proteção virtual, curiosamente, não está incluído um antivírus no pacote de software básico do Classmate PC. De qualquer modo a Intel recomenda o uso de uma solução freeware como o ClamWin. Observe que no modo normal, o aluno não tem permissão de instalar programas.

A criança também é impedida de acessar conteúdo não apropriado. Para isso, a Intel inclui no seu pacote de software o Parents Carefree, um utilitário que gerencia o acesso a sites permitidos e proibidos por meio de listas, além de permitir os dias e horários que os alunos podem usar o computador e/ou acessar à web.

Aluno conectado

Um dos programas mais interessantes que acompanham o Classmate PC  é o e-Learning Class uma ferramenta de integração entre alunos e professores dentro da escola via rede Wi-Fi.

Com ele, o professor pode se conectar com grupos de alunos para transmitir e receber atividades, conversar via Chat, intervir na máquina do aluno (remote control), reproduzir sua tela de PC nos Classmate PC dos alunos e até desativá-los à distância para que os alunos prestem atenção mais no professor do que nos seus computadores.

Hardware e software

Para avaliar o nível de compatibilidade do Classmate com dispositivos USB, ligamos o mesmo a teclados, mouses, memory keys e até mesmo a um gravador de DVD e reproduzimos um filme no mesmo. Impressionante...

Coerente às exigências do Governo, o Classmate PC também poderá rodar Linux sendo que algumas empresas já desenvolvem soluções para esse equipamento entre elas a Mandriva e a Metasys. A idéia é de oferecer as mesmas funcionalidades e ferramentas de software disponíveis na versão para Windows.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail