Home > Notícias

HP e Acer crescem no setor de laptops amparadas por quedas de preços

Estudo da DisplaySearch afirma que líder HP cresceu 29% no último trimestre, enquanto Apple caiu 2% e chegou a nono lugar no setor

Por Jim Dalrymple, para o IDG Now!*

22/03/2007 às 11h51

Foto:

Estudo da DisplaySearch afirma que líder HP cresceu 29% no último trimestre, enquanto Apple caiu 2% e chegou a nono lugar no setor

De acordo por uma pesquisa de mercado conduzida pela consultoria DisplaySearch, as vendas de notebooks da Apple caíram 2% no quarto trimestre em relação ao período anterior, colocando a companhia no nono lugar entre os grandes fabricantes. A participação da Apple caiu 0,7% no mesmo período.

A HP assumiu a liderança com crescimento de 29% na sua fatia, atingindo participação de 20% do mercado.

A Dell permaneceu no segundo lugar com 15% de participação, mesmo com a queda de 2% na comparação dos trimestres, enquanto a Acer ganhou 29% para chegar ao terceiro lugar com 13,3% do mercado.

Ainda constam na lista a Toshiba (9,8%), a Lenovo (8,4%), Fujitsu-Siemens (5,3%), Sony (5%), Asus (4,4%) e Apple (4,1%).

A DisplaySearch afirmou que o aumento experimentado por algumas companhias pode ter relação com as estratégias de preços menores para notebooks - ação da qual a Apple tipicamente se mantém distante.

"Marcas que queriam ganhar mercado logo foram rápidas em derrubar preços de notebooks nas  lojas, mesmo com promoções de atualização gratuita que encorajam consumidores a fazer a transição", afirmou John Jacobs, diretor do mercado de PCs e notebooks da consultoria.

Adicionalmente, marcas estavam com a confiança abalada no mercado corporativo em razão da dificuldade em convencer gerentes de TI a implementar produtos mais poderosos e suportar configurações adicionais.

Nos próximos doze meses, a DisplaySearch espera que o mercado de notebooks continue a crescer, chegando a 97 milhões de unidades vendidas em 2007.

*Jim Dalrymple é editor do MacWorld, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail