Home > Notícias

Sites de vídeo online também têm conteúdo útil

Amadores resenham em sites de vídeos aquele equipamento que você está pensando em adquirir

Por James A. Martin, PC World EUA

22/03/2007 às 12h13

sites_video70x84.jpg
Foto:

Ainda que amadores, muitos vídeos trazem resenhas interessantes sobre
produtos que você está pensando em adquirir

sites_video150x100.jpgAlém de vídeos engraçados, clipes musicais e flagras de celebridades, sites como o YouTube possuem uma utilidade, digamos, mais “nobre”: eles hospedam vídeos com demonstrações do uso de laptops, celulares, players digitais e outros produtos.

São reviews simples e feitos por quem possui e usa esses dispositivos. Por isso, não espere vídeos super-bem acabados.

Geralmente, esses filminhos são grosseiros e muitos dos autores não são apresentadores eloqüentes. Mas podem mostrar um novo ângulo de um produto que você planeja comprar e esclarecer algumas de suas dúvidas.

Uma boa parte dos vídeos é feita por entusiastas dos produtos analisados, que destacam suas qualidades e fatos curiosos. Mesmo assim, há os mostram problemas e defeitos encontrados.

Veja onde encontrar reviews em vídeo online de produtos de tecnologia:

Youtube
Com mais de 100 milhões de vídeos, o YouTube á parada obrigatória na procura por esse tipo de vídeo.

Existem vídeos que mostram as coisas mais inusitadas (alguns dos produtos já não são fabricados há décadas), como o Apple eMate 300 (um vídeo bem tosco com o software de desenho) e até o Slingbox (que possui diversos vídeos, como este que mostra como é assistir TV no laptop).

Há ainda muitos comerciais interessantes, como o vídeo em espanhol do anúncio para TV do Vaio TX, da Sony.

Expo TV
Junto com computadores e eletrônicos, o ExpoTV oferece “vídeo-opiniões” amadoras de tudo que possa existir, desde comida para bebês até bebidas alcoólicas.

A maioria dos vídeos é feita por pessoas na faixa dos vinte anos, tudo de forma muito casual - e esta informalidade é parte do charme.

Infelizmente, um grande número de reviews que não são esclarecedores. Alguns até oferecem boas informações, mas não mostram o produto tão bem quanto se gostaria.

Entretanto, há muitas “vídeo-opiniões” bem úteis, como a que de uma mulher configurando o Slingbox. Um adicional: cada vídeo possui uma parte do review em texto, assim, mesmo que o vídeo esteja indisponível, é possível ler a análise.

Existem cerca de 20 mil vídeos no ExpoTV, todos com cerca de cinco minutos ou menos. No Youtube encontram-se 'produções' com até meia hora de duração.

Para os interessados em colocar seu próprio vídeo no site, vale saber: o ExpoTV paga um centavo de dólar para o autor a  cada vez que seu vídeo é assistido.

ShopWiki
O site de compras ShopWiki inclui reviews dos produtos com resultados de comparação de preços. No geral, os autores são mais profissionais do que os encontrados no ExpoTV e YouTube.

Mas há uma grande desvantagem: não há meios de procurar somente pelos vídeos com reviews.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail