Home > Notícias

Celular Nokia com GPS embutido chega à Europa e à Ásia

Fabricante finlandesa lança o N95, primeiro smartphone de uma série esperada de aparelhos com GPS, por 550 euros (1.516 reais)

Por James Niccolai, para a IDG Now!*

22/03/2007 às 16h16

Foto:

Fabricante finlandesa lança o N95, primeiro smartphone de uma série esperada de aparelhos com GPS, por 550 euros (1.516 reais)

A Nokia começou a vender seu telefone celular N95 na Europa e na Ásia, o primeiro modelo de uma série esperada de aparelhos da fabricante finlandesa com GPS (sistema de posicionamento global) embutido.

O N95 é rico em funções e tem um preço à altura: 550 euros (cerca de 1.516 reais) pelo telefone que a Nokia chama de “computador multimídia”. Não foram anunciados planos de vendê-lo na América.

O aparelho é do tipo slider, possui câmera de 5 megapixels e é capaz de gravar vídeos em 30 frames por segundo. A tela TFT tem 2,6 polegadas e resolução de 240 por 320 pixels. Além disso, o celular inclui tocador de MP3 e entrada para cartão de memória MicroSD.

O aparelho é baseado no software Nokia S60, usa o sistema operacional Symbian OS e trabalha com a rede HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) e com redes sem-fio LAN, EDGE e WCDMA.

O grande atrativo é o GPS, que permite que os usuários saibam sua localização e busquem endereços de serviços nas redondezas. O sistema vem com 150 mapas de cidades. Guias são vendidos separadamente. A Nokia adquiriu a tecnologia de softwares mais sofisticados de navegação no ano passado, quando comprou a Gate 5 AG.

A Nokia se transformou na primeira grande fabricante de celulares a vender aparelhos com GPS, mas não se sabe qual será o impacto, segundo Chris Jones, analista da Canalys.com, em Reading, na Inglaterra. O aparelho foi anunciado há seis meses mas, por conta do alto preço, não é provável que haja um volume alto de vendas, disse Jones.

Ele diz que o aparelho é um pacote completo. “É basicamente tudo o que você poderia querer em um celular”, disse ele. “A câmera de 5 megapixels é a maior especificação que a Nokia colocou em um telefone”.

Entre os softwares inclusos estão o RealPlayer, da RealNetworks e o PC Suite, da Nokia, com calendário, e-mail e programa de publicação de textos em blogs e fotos no Flickr. O aparelho pode se conectar a um computador via Bluetooth, USB ou rede sem-fio LAN, para que os usuários baixem músicas e vídeos.

Outros aparelhos da Nokia com GPS são esperados para um futuro próximo, disse Jones, como o 6110-Navigator e o E90-Communicator, voltados para os usuários corporativos.

*James Niccolai é repórter do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail