Home > Notícias

Symbian 9.5 oferece suporte para TV, câmera e banco de dados

Nova versão do popular sistema para smartphones inclui suporte a banco de dados SQL e TV digital, além de rodar em celulares mais simples

Por Peter Sayer, para o IDG Now!*

26/03/2007 às 16h17

Foto:

Nova versão do popular sistema para smartphones inclui suporte a banco de dados SQL e TV digital, além de rodar em celulares mais simples

A Symbian atualizou seu sistema operacional para telefones celulares, melhorando o suporte a TV digital, câmeras, aplicações de banco de dados, serviços de localização e alternância entre redes Wi-Fi e 3G.

Ao contrário das atualizações padrão para sistemas operacional, onde o "melhor" é, na maioria dos casos, sinônimo para "maior e mais lento", a Symbian afirmou que o sistema rodará mais rápido que seu antecessor em telefones com menos memória e chips mais lentos.

O uso médio de memória foi reduzido por 25%, o que significa que usuários podem rodar mais aplicações de uma vez, ou usar o software em telefones mais baratos com menos memória, afirmou a empresa.

As melhorias podem acelerar também o carregamento de aplicações para smartphones como navegadores e clientes de e-mail por 75%, e reduzir o consumo de energia dos chips, aumentando a autonomia da bateria, afirmou a Symbian.

"A Symbian focou sua engenharia em reduzir o sistema ao básico, olhando seriamente a questões de desempenho e gerenciamento de energia", todas implicações que deverão colocar o software em celulares ainda menos potentes, afirmou Adam Leach, analista da Ovum.

A versão 9.5 funcionará com sistemas de TV digital, incluindo DVB-H e ISDB-T, permitindo que fabricantes de telefones construam uma plataforma de software para uso global.

Para telefones com câmeras, a atualização também oferecerá funções de processamento de imagem, como redução de olhos vermelhos e junção de fotos para criar panorâmicas, além de detectar a orientação da câmera por sensores.

Para usuários corporativos, há um banco de dados SQL integrado, que oferece um repositório comum no qual aplicações podem armazenar dados - o sistema usará isto para sua agenda de contatos.

O telefone ainda pode receber notificações por e-mail pela rede, e pode alternar acesso entre redes Wi-Fi e de telefonia 3G enquanto fazendo chamadas VoIP.

*Peter Sayer é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail