Home > Notícias

Symantec evita perda de dados em novo software para Windows Mobile

Symantec Mobile Security 5.0 contará com VPN e permitirá que empresas apaguem dados sigilosos caso smartphone seja perdido

Por Stephen Lawson, para o IDG Now!*

26/03/2007 às 15h46

Foto:

A Symantec expandirá dramaticamente sua linha de segurança móvel nesta semana, ao adicionar ferramentas de VPN, criptografia de dados , antispam e outros a seus softwares.

A companhia divulgará na segunda-feira (26/03) seu primeiro pacote de segurança para o Windows Mobile, da Microsoft. Até então, a Symantec tinha apenas antivírus para o sistema e o pacote para Symbian, afirmou Paul Miller, diretor de divisão de produtos móveis da Symantec.

O pacote, chamado de Symantec Mobile Security 5.0, deverá ser demonstrado durante o evento CTIA Wireless, em Orlando.

Empresários estão ainda mais preocupados sobre segurança móvel enquanto colocam smartphones e outros handhelds nas mãos de seus funcionários.

Neste meio tempo, são enquadrados com diversas regulações sobre dados, e perdas de informações privativas transformam a proteção móvel de dados em um assunto quente. A Symantec espera estender o mesmo tipo de proteção para os PCs.

Os vírus para PCs impedem a explosão de ameaças móveis atualmente, o que faz com que companhias não vejam a proteção móvel como tão necessária, afirmou Miller. Mas, caso deixada sem proteção, aparelhos móveis também podem se tornar alvos dos crackers para atingir redes corporativas, afirmou.

Empresas poderão criptografar tudo em um handheld e no seu cartão de memória, ou simplesmente arquivos selecionados, usando protocolo AES de 256-bit. De qualquer maneira, o acesso aos dados é protegido por usuário e senha quando o aparelho é ligado ou a pasta criptografar é acessada, afirmou ele.

Os componentes de antivírus impedem que usuários acessem arquivos infectados ou permitem que administradores vasculhem aparelhos regularmente. A função antispam pode filtrar ou deletar mensagens de spam, afirmou a Symantec.

Também estão incluídas funções de VPN, que permite que aparelhos que não cumpram exigências corporativas fiquem fora da rede, e um mecanismo para impedir o uso de componentes selecionados do aparelho.

Caso um aparelho caia nas mãos erradas, administradores podem remover os dados remotamente ou após a senha ser inserida incorretamente por diversas vezes. O pacote também inclui um registro de ações que permite que a empresa veja tudo que aconteceu após o aparelho ter sido perdido, afirmou Miller.

O pacote deverá estar disponível a partir de maio por canais de vendas da Symantec nos Estados Unidos pelo preço sugerido de 79,90 dólares.

*Stephen Lawson é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail