Home > Notícias

Dois importantes executivos da Wikipedia se demitem após escândalo

Diretor-executivo Brad Patrick e segundo executivo da Fundação Wikimedia Danny Wool se demitem após usuário forjar credenciais

Por Heather Havenstein, para o IDG Now!*

27/03/2007 às 17h10

Foto:

Diretor-executivo Brad Patrick e segundo executivo da Fundação Wikimedia Danny Wool se demitem após usuário forjar credenciais

Dois membros da Fundação Wikimedia, que gerencia a enciclopédia online Wikipedia, se demitiram no final da última semana. Danny Wool, o segundo executivo da empresa, atrás apenas do seu fundador Jimmy Wales, e Brad Patrick, conselheiro geral e diretor-executivo interino, anunciaram suas saídas na semana passada em e-mails para a lista de mensagens da organização.

Patrick enviou seu pedido de demissão para o conselho da fundação no começo do mês, mas optou por tornar pública a decisão apenas na quinta-feira (22/03). Nenhum deles esclareceu as razões para suas saídas nos e-mails, ou quiseram responder aos pedidos de entrevistas.

"A comunidade entende implicitamente que pessoas de boa vontade podem (e devem) ter opiniões diferentes sobre questões importantes", escreveu Patrick em seu e-mail. "É minha preocupação mais sincera que todos que se preocupam, mas têm preocupações com o que está acontecendo com a Fundação, falarão sobre. A comunidade é forte para falar, não ficar quieta".

Wool notou em seu e-mail que tem planos de concorrer para um dos cargos do conselho da fundação em junho.

"Na ocasião, oficializarei minha posição sobre como a Fundação Wikimedia deveria operar e quais erros eu acho que estão sendo feitos no presente", escreveu Wool. "Então deixemos a fofoca e os conselhos para trás e lidemos coma tarefa real nas nossas mãos - construir o maior e mais confiável repositório de conhecimento já criado".

Wool afirmou que tem planos de permanecer como editor ativo em vários projetos da fundação.

As resignações são conseqüências da revelação de um editor bem classificado da Wikipedia que tinha se declarado um professor estudioso em religião, mas era apenas um estudante de faculdade com 24 anos que forjou suas credenciais.

*Heather Havenstein é editor da ComputerWorld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail