Home > Notícias

Creative Suite 3, da Adobe, surpreende pela facilidade de uso

Demonstração do Photoshop, Flash, Dreamweaver e InDesign confirma facilidade e agilidade na execução de tarefas de criação

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD

27/03/2007 às 18h18

Foto:

Demonstração do Photoshop, Flash, Dreamweaver e InDesign confirma facilidade e agilidade na execução de tarefas de criação

Usuários do Photoshop sabem que é preciso ter paciência e bocado de tempo para explorar adequadamente os recursos da varinha mágica. Com o Photoshop CS3, no entanto, uma tarefa que consumia em média 30 minutos pode, agora, ser feita em pouco mais de três minutos. É o que a Adobe demonstrou nesta terça-feira (27/03), durante o lançamento da Creative Suite 3, conjunto de ferramenta de criação que inclui, ainda, o Flash, o Dreamweaver e o Indesign. Os softwares estão disponíveis para Windows (incluindo Vista) e Mac.

Os novos recursos permitem, por exemplo, que quatro fotos de cenas contíguas sejam compiladas em uma única imagem, panorâmica, usando apenas dois comandos: Auto-align e Auto-blend. Mas entre as novidades mais interessantes está a possibilidade de se editar em formato RAW e publicar na web imagens em alta resolução sem o receito de vê-la pirateada por aí. O comando que faz a exportação cria uma página em Flash, formato que impossibilita a cópia.

O Illustrator, usado principalmente para criação de ilustração e logotipos, recebeu melhorias em sua interface, que já era muito amigável. Pode-se, agora, vetorizar (transformar os traços de uma imagem escaneada em desenho digital) com um único clique e a edição dos traços do vetor.

As paletas utilizadas em um trabalho podem ser reutilizadas em outro aplicativo da suite, como o Photoshop ou Flash, por exemplo. Outro recurso bacana é a possibilidade de alterar, automaticamente, cópias de um objeto toda vez que a imagem original sofrer modificações.

A nova versão do InDesign resolve pequenos problemas práticos, como a alteração de seleção entre a seta escura (para o objeto) e a seta branca (para a área selecionada) com apenas um duplo clique. Também conta com ferramentas que eliminam tarefas repetitivas. Caso haja uma página com frames pré-estabelecidos, é possível selecionar todos os objetos que se quer incluir naquela página, inclusive texto, e arrastá-lo todos de uma vez. Depois, é só posicionar e encaixar cada objeto em seu devido lugar.

Com a mesma interface de efeitos de camada do Photoshop, é possível alterar objetos dentro do editor e utilizar recursos de bevel e emboss, além de controlar a opacidade de um quadro. Mais um destaque: com o aumento de publicações online, o software dispõe de ferramenta para exportação do arquivo em XHTML padronizado para Dreamweaver CS3.

Como uma boa parte dos projetos de sites começa no Photoshop, essa versão do Dreamweaver permite transitar entre os dois aplicativos com apenas um clique. E um recurso interessante, o Check Browser Compability, analisa se algum detalhe da página pode ser prejudicado nos diversos browsers existentes, como Ópera, Firefox e Internet Explorer.

O software de animação Flash Professional continua com a mesma aparência, mas ficou mais fácil. Se a idéia é animar uma imagem que esteja em camadas (layers) no Photoshop, basta exportá-las para o Flash e aplicar o movimento que se quer dar a essas camadas. A conversão de vídeos para o formato .swf também foi melhorado: agora, em vez de arquivos enormes, com muitos megabytes, são gerados arquivos mais compactos, mais adequados à web.

O Photoshop CS3 Extended incorporou todas as ferramentas e atualizações do CS3 e tornou a manipulação de imagens em 3D, gráficos em movimento e medição mais fáceis. Ao contrário dos softwares da maioria dos softwares de modelagem 3D, que exigem conhecimentos de perspectiva, a nova versão está mais acessível aos usuários medianos da ferramenta. Pode-se importar objetos em extensão 3D de softwares como 3D Studio e editá-los no Photoshop, bem como aplicar texturas e estampas criadas em um plano de duas dimensões em um objeto em relevo.

Para a pós-produção de vídeo, o Extend inclui suporte à camada e formato de vídeo para a edição quadro-a-quadro de arquivos de vídeo.  O vídeo resultante pode ser exportado para uma variedade de formatos, incluindo o Flash.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail