Home > Notícias

Adobe incorpora produtos da Macromedia em novas suítes para design

Linha Creative Suite 3 tem cinco versões para grupos específicos de profissionais e uma edição com todas as ferramentas. Quatro delas chegarão ao Brasil em 16 de abril

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

27/03/2007 às 18h23

Foto:

Linha Creative Suite 3 tem cinco versões para grupos específicos de profissionais e uma edição com todas as ferramentas. Quatro delas chegarão ao Brasil em 16 de abril

A Adobe Systems anunciou nesta terça-feira (27/03) que reformou completamente sua suíte de ferramentas para gráficos de ponta e web designers combinando, pela primeira vez, produtos da antiga Macromedia com seu próprio portfólio.

A companhia criou seis versões diferentes do Creative Suite 3 voltados para públicos específicos, disse Caleb Belohlavek, gerente de grupo da empresa. Os grupos visados são designers de impressos, web e vídeo, disse ele. A companhia também criou uma versão que inclui todos os produtos.

Foram criados links críticos entre as ferramentas de cada um dos vendedores inclusos nas suítes para facilitar o trabalho dos designers em criar gráficos e aplicações para atender às demandas de um mercado em que diversos formatos multimídia estão convergindo, disse Belohlavek.

O lançamento tem o objetivo de “juntar Adobe e Macromedia para quebrar as barreiras quando [designers] trabalham com produtos diferentes”, disse ele.

A Adobe completou a aquisição da Macromedia em dezembro de 2005. Antes disso, ambas competiam nos mercados de design gráfico e ferramentas de web design. A nova empresa não tem nenhum concorrente significativo, apesar de a Microsoft ter planos de abocanhar parte desses mercados com sua ainda não lançada suíte de ferramentas Expression.

Com o Creative 3, algumas dificuldades no uso sincronizado de Photoshop e Flash, por exemplo, foram resolvidas, como o fato de o usuário poder agora importar uma imagem diretamente do primeiro para o segundo, sem precisar achatá-la, o que levava tempo.

A Adobe também substituiu o GoLive, de web Design, pelo Dreamweaver em algumas versões do Creative Suite 3, por conta da preferência dos consumidores pela ferramenta da Macromedia. O GoLive continua disponível como um produto separado.

Para os designers de publicações impressas, há as versões Design Premium e Standard. A primeira vem com novas versões do InDesign, Photoshop Extended, Illustrator, Acrobat 8 Professional, Flash Professional e Dreamweaver. Vem também com Bridge, Acrobat Connect, Stock Photos, Version Cue e Device Central, uma nova ferramenta de ilusão que permite demonstrar como aplicações móveis ficarão e funciona em uma variedade de aparelhos móveis.

A versão Standard inclui tudo isso menos o Dreamweaver e o Flash e a versão do Photoshop é a básica, e não a estendida. O preço estimado no varejo para o Adobe Creative Suite 3 Design Premium é 5450 reais.

Para os designers de web, as suítes novas são a Web Premium e a Standard, que podem ser consideradas sucessoras do Studio 8, da Macromedia. A versão premium inclui Flash Professional, Dreamweaver, Fireworks, Contribute, Photoshop Extended e Acrobat Professional. Já a padrão não tem o Photoshop e o Acrobat. O preço estimado para a Adobe Creative Suite 3 Web Premium é de 4850 reais.

Para os desenvolvedores de vídeo, a empresa lançou o Product  Premium, atualização do Production Studio, da Adobe, e inclui versões novas do After Effects Professional, Premiere Pro, Photoshop Extended, Flash Professional, Illustrator, Soundbooth, Encore, OnLocation (somente para Windows) e Ultra. Também estão inclusos Bridge, Acrobat Connect, Stock Photos, Device Central e Dynamic Link. O preço sugerido para a suíte é de 5150 reais.

Por fim, há a Creative Suite 3 Master Collection, que inclui todos os produtos das três verões premium em um pacote, disse Belohlavek, e deverá custar no Brasil 7550 reais.

Os pacotes de software estarão disponíveis no mercado brasileiro a
partir do dia 16 de abril. A única exceção é a CS3 Production Premium,
que só poderá ser encontrada a partir de junho.

Segundo a companhia, a suíte Creative Suíte 3 foi o maior lançamento da história de 25 anos da Adobe.

Mais informações, como os preços, estão disponíveis no site da companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail