Home > Notícias

Samsung lança drive de memória flash de 64GB no próximo trimestre

Discos atuais da companhia têm capacidade de 16GB (gigabyte) e 32GB e a empresa começará a vender o modelo de 64GB no próximo trimestre

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

27/03/2007 às 9h47

Foto:

Discos atuais da companhia têm capacidade de 16GB (gigabyte) e 32GB e a empresa começará a vender o modelo de 64GB no próximo trimestre

A Samsung Electronics planeja iniciar a oferta de um disco em estado sólido com o dobro da maior capacidade atual no segundo semestre deste ano.

Os discos atuais da companhia têm capacidade de 16GB (gigabyte) e 32GB e a empresa começará a vender o modelo de 64GB no próximo trimestre.

O drive é voltado a substituir discos rígidos em laptops, tocadores digitais e outros sistemas portáteis, utilizando memória flash NAND no lugar dos discos de armazenamento magnéticos rotativos.

Entre as vantagens, estão leitura e gravação mais rápida de dados, maior resistência a quedas e menor consumo. Mas, por enquanto, a tecnologia é mais cara.

Além da maior capacidade, a próxima geração de discos vai garantir melhor velocidade de leitura - 64 MBps (megabytes por segundo) contra 53 MBps, na geração anterior – e de gravação (45 MBps contra 30 MBps).

A Samsung é um dos grandes fabricantes de memória flash e deve se beneficiar do maior uso dos drives. A empresa prevê um aumento de demanda de 2,2 milhões de drives em 2006 para 173 milhões neste ano e 9 bilhões em 2010. O mercado, que movimentou 56 milhões de dólares no ano passado, deve crescer para 218 milhões de dólares neste ano e 6,8 bilhões de dólares em 2010.

A Samsung não é a única de olho neste potencial. Em janeiro, a SanDisk também lançou um drive de 32GB.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail