Home > Notícias

Novo navegador para portáteis da Microsoft mantém formatação de sites

Deepfish mantém design de sites e oferece opção de zoom ao usuário. Versão de preview está disponível no site do Live Labs

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

29/03/2007 às 18h17

Foto:

Deepfish mantém design de sites e oferece opção de zoom ao usuário. Versão de preview está disponível no site do Live Labs

A Microsoft revelou na quarta-feira (28/03) um navegador de internet para aparelhos móveis desenvolvido para fazer do uso da web em aparelhos sem fio tão conveniente e rico de opções quanto em um PC.

Sob o codinome de Deepfish, a tecnologia está disponível para preview no site do Live Labs, da Microsoft. A empresa restringirá o acesso quando o número de downloads atingir determinada marca.

A companhia apresentou o Deepfish na O'Reilly Emerging Technology Conference, em São Diego. A divisão de pesquisa Live Labs visa desenvolver novos serviços de internet para ajudar a empresa a competir com o Google e o Yahoo.

Segundo a Microsoft, a maioria dos navegadores disponíveis usam um formato de coluna única que reformata páginas já existentes e reposiciona o conteúdo de maneira a fazê-lo caber em uma tela de tamanho limitado. Isso faz com que as páginas fiquem achatadas e exijam mais esforço dos usuários para chegarem às partes que lhes interessam, disse a empresa. Além disso, a página não é apresentada na forma como foi criada.

O Deepfish espera mostrar nos aparelhos eletrônicos os sites da maneira que seus designers quiseram que aparecessem ao oferecer a opção de ampliação de determinado trecho, disse a Microsoft a empresa não divulgou quando pretende lançar o navegador como produto comercial e disse que ainda se trata apenas de um protótipo.

A Microsoft parece bastante interessada em tornar a experiência da navegação pela internet através de aparelhos móveis mais intuitiva. O Deepfish lembra um trabalho da Zen Zui, última companhia a ser financiada pela divisão de venture capital da Microsoft. A companhia está usando uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft para oferecer uma aplicação online que permite que usuários possam navegar por meio de zooms em conteúdo personalizado para aparelhos móveis.

A Microsoft disse que a mobilidade é uma área de interesse particular da empresa, que continuará procurando por oportunidades de inovação.

Um novo navegador para aparelhos móveis da Microsoft tem potencial para atrapalhar a relação da empresa com a parceira Opera Software, que oferece atualmente o browser Opera Mobile em uma série de aparelhos com o sistema operacional Windos, da Microsoft. Na quarta-feira (28/03), o Opera revelou uma versão de teste de seu próximo navegador móvel e citou diversos novos aparelhos com o Windows Mobile equipados com o browser.

*Elizabeth Montalbano é repórter do IDG News Service, em Nova York

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail