Home > Notícias

Yahoo permite que desenvolvedores criem aplicações para Yahoo Mail

Empresa abre sua plataforma de e-mail para que desenvolvedores externos possam criar plug-ins, utilitários e aplicações para ela

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

29/03/2007 às 17h46

Foto:

Empresa abre sua plataforma de e-mail para que desenvolvedores externos possam criar plug-ins, utilitários e aplicações para ela

O Yahoo está abrindo sua plataforma de e-mail para que desenvolvedores externos possam criar plug-ins, utilitários e aplicações para o popular serviço Yahoo Mail.

Ele vai oferecer interfaces de programação de aplicações (APIs, na sigla em inglês) para o Yahoo Mail, disse Chad Dickerson, chefe da Yahoo Developer Network. A novidade é anunciada logo após o lançamento do Yahoo Mail com capacidade ilimitada, que estréia em maio.

Em setembro passado, executivos da empresa expressaram a possibilidade de permitir que desenvolvedores externos criassem aplicações para a ferramenta de e-mail, e agora as ferramentas estarão disponíveis no site da Yahoo Developer Network.

Outros serviços do Yahoo contam com o mesmo recurso, como o site de compartilhamento de fotos Flickr, o mecanismo de buscas e o site de comparação de preços Yahoo Shopping.

Rivais do Yahoo, como o Google e o eBay, também permitem que desenvolvedores terceiros criem aplicações para seus serviços online. A idéia é que os usuários podem se beneficiar de aplicações novas, que talvez não surgissem dentro da área de desenvolvimento interna destas companhias.

Com 250 milhões de usuários, o Yahoo Mail tem uma audiência gigantesca e companhia está confiante de que desenvolvedores externos se interessarão muito em escrever aplicações para ele, disse Dickerson.

Como incentivo, o Yahoo vai pagar uma comissão de 10 dólares para cada conta Yahoo Mail Plus – modelo pago de assinatura – indicada por um desenvolvedor credenciado. A empresa pode criar outros modelos de incentivo e negócio para aproveitar o potencial dos desenvolvedores.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail