Home > Notícias

Dell vai vender PCs e notebooks com Linux instalado

Companhia promete divulgar configurações das novas máquinas nas próximas semanas, segundo anúncio em seu web site

Por Todd R. Weiss, para o Computerworld*

29/03/2007 às 17h33

Foto:

Companhia promete divulgar configurações das novas máquinas nas próximas semanas, segundo anúncio em seu web site

Depois de aventar a possibilidade, no mês passado, de que poderia vender alguns de seus notebooks e desktops com Linux pré-instalado, a Dell informou ontem (28/03) nos Estados Unidos que irá, definitivamente, oferecer o sistema operacional de código aberto em alguns dos seus produtos em vista da demanda do consumidor.

Em um anúncio no web site IdeaStorm da companhia, a Dell afirma que vai oferecer alguns modelos específicos com Linux e que os detalhes sobre as configurações e versões serão divulgadas nas próximas semanas.

Duas semanas atrás, a Dell realizou uma pesquisa online que questionava possíveis compradores se eles gostariam que a Dell oferecesse máquinas com Linux pré-instalado. A pesquisa recebeu mais de 100 mil respostas, de acordo com a companhia.

Mais de 70% delas afirmavam que usariam Linux em um computador Dell tanto no escritório como em suas residências. Os entrevistados também apontaram que encontrariam nos fóruns baseados em comunidades Linux o suporte técnico que precisariam para testar e validar o sistema operacional, segundo a Dell.

Os ouvidos também informaram que um suporte reforçado ao Linux é tão importante quanto as distribuições que serão oferecidas pela companhia.

Nenhuma indicação ainda foi dada pela empresa americana sobre a data em que a linha de máquinas será lançada comercialmente.

Em um posto no blog corporativo da companhia (Direct2Dell), Matt Domsch, um arquiteto de software da Dell, disse que a fabricante vai trabalhar para assegurar que as necessidades de software serão atendidas aos usuários de Linux como parte da nova iniciativa da corporação em software livre.

*Todd R. Weiss é repórter do Computerworld, em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail