Home > Notícias

Navegue na web com segurança

Evite ser pego por vírus e outros tipos de malware (e garanta sua privacidade) com estes downloads

Por Preston Gralla, PC World EUA

30/03/2007 às 12h32

seguranca_net70x84.jpg
Foto:

Evite ser pego por vírus e outros tipos de malware (e garanta sua privacidade) com estes downloads

Protecao 150x100Apesar de não parecer, a internet é um lugar perigoso e repleto de autores de phishing scam e hackers querendo transformar seu PC numa máquina zumbi. Para piorar, muitas vezes nos vemos sem proteção contra eles, com poucas opções contra estes golpes.

Entretanto, na realidade existem várias providências que podem ser tomadas para reforçar a sua segurança. Firewalls, antispywares, e outros tipos de softwares de segurança e privacidade ajudam nesta tarefa.

Experimente estes quatro downloads (dois freewares e dois sharewares) e livre-se destas ameaças.

.: Jetico Personal Firewall para Windows: Uma das melhoras formas de proteger seu PC contra spyware, cavalos-de-tróia, e outros malwares é instalar um firewall que bloqueie conexões internas e externas. O firewall do Windows XP faz apenas metade deste trabalho, bloqueando apenas conexões externas.

Isso significa que se um tipo de malware adentrar seu PC, você estará desprotegido quando ele tentar se comunicar com seu autor e/ou enviar spam de sua máquina sem o seu conhecimento.

O gratuito Jetico Personal Firewall resolve este problema bloqueando esta conexão. O software irá lhe notificar toda vez que um programa tentar fazer isso, ou seja, você poderá bloquear o procedimento.

Se você não está certo sobre o que fazer, faça uma busca no Google com o nome do programa que está tentando se conectar e confira se ele é seguro ou não.

Se você tem certeza de que o programa é seguro, escolha a opção Handle as Application Trusted Zone e permita seu funcionamento – a partir daí, o software não irá mais pedir sua autorização para este programa. Se, em vez disso, você escolher Allow this Activity, você terá de avaliar a autorização toda vez que o programa tentar a conexão. O firewall inclui ainda um monitor de tráfego e um log que investiga todos os eventos ocorridos na rede.

.: AbsoluteShield Internet Eraser Pro: Quando você navega pela web, você coleta uma porção de suvenires. Seu histórico identifica os sites que você visitou e o cache mantém os arquivos que você baixou destes sites, incluindo arquivos HTML e gráficos.

O Internet Explorer mantém uma lista de todas as URLs que você digitou e as palavras que você procurou em sistemas de busca. E muitos outros softwares no seu PC podem monitorar sua atividade na rede também.++++
Protecao 150x100O AbsoluteShield Internet Eraser Pro é indicado para qualquer pessoa que queira manter a privacidade em alta. Ele deleta qualquer traço de sua navegação em mais de um browser utilizado.

O utilitário faz mais do que simplesmente limpar o browser – ele também faz uma faxina no Windows, limpando a Lista de Documentos Recentes, o cache da rede, a pasta Temp e outras. Ele até mesmo oculta a lista de arquivos tocados no Windows Media Player ou no WinZip.

O Internet Eraser Pro não apenas meramente deleta os traços, ele modifica eles de uma forma tão eficiente que é impossível retraçá-los. É possível utilizá-lo gratuitamente por 15 dias, após isso paga-se 35 dólares.

.: A-squared Free: Nenhum utilitário pode, sozinho, deletar e eliminar todos os spywares. Você precisa de vários antispywares para fazer isso.

É aí que entra o A-squared Free. Ele procura spyware, adware, cavalos-de-tróia, worms, malware de redes bot e outras pragas e, quando as encontra, envia o programa para quarentena – para que você escolha se deseja deletá-lo.

O A-squared Free investiga a fundo. Além de encontrar e eliminar spyware, ele detecta traços deles, como entradas no registro.

Por outro lado, o A-squared não oferece proteção em tempo real contra spyware e não irá proteger seu PC de ser infectado; para este trabalho você precisa de outro spyware. Porém, o A-square é gratuito e um ótimo segundo ou terceiro antispyware para o seu computador.

.: McAfee Site Advisor: Atualmente, é difícil separar sites benignos de outros malignos. O site do seu banco, que você visita diariamente é real ou foi simulado por um scammer? E que tal saber se um site que promete não bombardeá-lo com e-mails após você registrar irá mesmo cumprir a promessa? O download gratuito de um outro site está mesmo livre de spywares e adwares? Para uma forma simples de responder a estas questões, tente o software gratuito free McAfee Site Advisor.

Ele adiciona um botão ao Explorer ou Firefox e permite que você o clique ao entrar em um determinado website para ler os registros da McAfee sobre ele, incluindo o número de mensagens de e-mail que o site envia semanalmente, se ele possui pop-ups e se os downloads gratuitos que oferece são seguros.

O McAfee Site Advisor também atesta se um site é legítimo ou se não passa de um golpe de phishing. O Advisor está integrado aos principais buscadores, portanto, quando você solicita uma busca os resultados indicam se o site é seguro ou não.

Para saber mais sobre este tema, acesse nosso Infocenter de Segurança

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail