Home > Notícias

Gravadora EMI oficializa venda de músicas sem DRM pelo iTunes

Primeira das quatro gravadoras a anunciar mudança oferecerá todo seu catálogo por lojas online sem tecnologias de controle de cópia

Por James Niccolai e Martyn Williams, para o IDG Now!*

02/04/2007 às 12h01

Foto:

Primeira das quatro gravadoras a anunciar mudança oferecerá todo seu catálogo por lojas online sem tecnologias de controle de cópia

A gravadora EMI anunciou que planeja vender suas música por lojas online sem tecnologias de proteção contra cópias, uma mudança significante que deve dar aos consumidores maior liberdade na maneira como as músicas compradas online são gerenciadas.

A loja iTunes Store, da Apple, será a primeira a oferecer downloads com o novo formato, que terá uma qualidade sonora melhor que os arquivos atuais, mas também será mais cara.

O presidente da EMI Group, Eirc Nicoli, fez o anúncio junto com o fundador e presidente da Apple, Steve Jobs, em Londres. A EMI se torna a primeira das quatro grandes gravadoras a anunciar tal mudança, o que pode significar pressão para que outros selos a sigam.

Entre os artistas da EMI estão Gorillaz, Robbie Williams, Rolling Stones, Beach Boys, Beatles, Pink Floyd, Janet Jackson, Depeche Mode, Iron Maiden, Al Green, Moby e Queen.

A Apple venderá músicas de artistas da EMI com o dobro de qualidade sonora por 1,29 dólar cada. O iTunes continuará a vender faixas com DRM na mesma qualidade sonora por 0,99 dólar.

A companhia de Steve Jobs venderá ambos os tipos de arquivos no formato AAC, além de vender álbuns completos com melhor qualidade sonora e oferecer a clientes a chance de atualizar canções já compradas para o novo modelo, com incremento de 0,30 dólar por música.

A indústria vem mostrando oposição crescente ao uso de DRM, que previne clientes de copiar músicas ilegalmente, mas também cria o que muitos vêem como restrições na maneira como usuários podem ouvir canções compradas legalmente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail