Home > Dicas

Fotografia: respostas a problemas freqüentes

Por que câmeras idênticas resultam em imagens distintas? Qual o melhor formato para salvar imagens digitais? Eletricidade prejudica os cartões de memória?

Por Dave Johnson, PC World EUA

02/04/2007 às 11h11

FAQ_FotoDigital_B70x84.jpg
Foto:

Por que câmeras idênticas resultam em imagens distintas? Qual o melhor formato para salvar imagens digitais? Eletricidade prejudica os cartões de memória?

FAQ_FotoDigitalB100x120Câmeras iguais, qualidade diferente
Minha esposa e eu temos duas Canon Digital Rebel, mas a minha é muito mais utilizada do que a dela. Tenho percebido que minhas imagens não são tão nítidas quanto eu gostaria. Comecei e questionar se o sensor não estaria ficando sujo. Para testar a hipótese, ajustei as máquinas num tripé, deixei ambas as câmeras configuradas da mesma forma e tirei fotos idênticas.

Depois, abri as fotos em camadas separadas no Photoshop Elements e apliquei o efeito “difference”. Meu raciocínio era de que se ambos os sensores estivessem igualmente limpos, o resultado seria o mesmo. Fiquei surpreso ao ver que as fotos ficaram ligeiramente diferentes, quase como se um sensor não estivesse na mesma posição do outro e assim as imagens acabaram com diferentes quantidades de zoom. O que aconteceu?

Enviado por Chris Padila

PCW: A experiência elaborada é interessante, entretanto, não concordamos que um sensor sujo possa afetar a precisão da imagem dessa forma. Um sensor sujo geralmente resulta em pontos visíveis na imagem. Mas concordamos que se o sensor estiver muito sujo, podem começar a surgir problemas de nitidez, mas para isso será necessário uma grande quantidade de sujeira.

Quanto às fotos terem saído diferentes, supomos que seja possível ocorrerem pequenas diferenças entre as câmeras resultantes da fabricação, mas é mais provável que você tenha (sem querer) mexido levemente nas lentes e no tripé quando mudou de câmera. Nesse sentido, basta uma mudança mínima para alterar a foto.

Cartões de memória resistentes
A eletricidade estática afeta meu cartão de memória?

Enviado por Hal Rosenwasser

PCW: Em geral, não há motivo para preocupação: cartões de memória são aparentemente imunes a esse tipo de dano. Muitos deles continuam inteiros mesmo depois de serem lavados junto com as roupas, sofrerem quedas e até contato com a radiação da segurança de aeroportos. O mesmo vale para câmeras digitais, com uma ressalva: é a eletricidade estática que adere poeira e sujeira ao sensor digital da câmera.

Por que tanta irregularidade?
Publico minhas fotos em meu site pessoal. Sempre fotografo na opção JPEG maior com uma Canon 30D, 10D e Digital Rebel e uso o Corel Paint Shop Pro para redimensionar minhas imagens em cerca de 540 por 460. Percebo que meus resultados não são muito bons e frequentemente o comprimento fica distorcido quando não deveria. Será que estou mexendo demais nas fotos?

Enviado por Hugh Montgomery

PCW: Demos uma olhada em suas fotos e vimos o seu problema. Muitas delas estão extremamente irregulares, mas o problema não está na câmera, resolução original da imagem ou alterações. É somente o fato de que as fotos estão publicadas num tamanho muito pequeno.

Dê uma olhada foto nas fotos originais – antes de redimensioná-las – e verá que elas estão boas. Encolher qualquer foto para um tamanho pequeno como o do site em questão as torna impossíveis de conterem curvas suaves. Tudo fica irregular. Dica: deixe as fotos num tamanho significativamente maior e o problema deve desaparecer.

Melhor forma de salvar
Qual a melhor maneira de armazenar imagens digitais com o mínimo de perda? Eu uso um disco rígido externo de 250GB da Western Digitals. Existe alguma forma melhor? A imagem perde pixels quando é copiada e colada ou movida mais de uma vez? Ainda, a imagem se deteriora com o tempo? Em outras palavras, há perda de pixels e resolução mesmo somente quando a imagem vai para o HD?

Enviado por Bill Tilden

PCW: Desde que se tenha um backup para as fotos (CD, DVD, HD externo e etc.), não importa muito onde elas fiquem. Mas procure ter cópias das copias armazenadas em locais diferentes, só para garantir.

Quanto à perda de resolução, ela só ocorre quando é feita alguma alteração na imagem num programa de edição, que sobrescreve as mudanças no arquivo original. Quando se salva um JPEG, é como fazer uma cópia da cópia. Copiar, mover, exibir ou apenas armazenar JPEGs não afeta sua qualidade.

Leia também:

> Veja mais dicas aqui

> Dê nome aos bois facilmente

> Conserte problemas de exposição

> 24 dicas para uma boa imagem

Quer saber mais sobre o assunto? Visite nosso Infocenter de Fotografia

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail