Home > Notícias

PC blindado contra Dia Zero

Mantenha seu computador a salvo até que as correções sejam divulgadas

Por Ryan Singel, PC World EUA

02/04/2007 às 16h48

zero_day40x25.jpg
Foto:

Mantenha seu computador a salvo até que as correções sejam divulgadas

zero_day100x120.jpgNum Dia Zero, o computador fica muito exposto aos ataques, sejam eles de qualquer natureza. Mas, mesmo durante esse período de vulnerabilidade explícita existem maneiras de se manter o PC seguro. Confira as medidas que devem ser tomadas a fim de preservar sua máquina.

1) Livre-se do Internet Explorer 6. Uma das melhores atitudes a serem tomadas em prol da segurança na internet é abolir o navegador padrão do Windows XP. Não que exista algum programa 100% seguro, mas o IE 6 é notório por suas vulnerabilidades conhecidas e grande base de usuários. Mude para o IE 7 ou algum outro browser, como o Opera ou o Firefox.

2) Como alternativa procure usar programas similares aos que foram expostos. Por exemplo, o programa Foxit exibe arquivos PDFs e o OpenOffice trabalha com diversos documentos Office.

3) Procure ativar as atualizações automáticas para o Windows e outros programas. As correções (ou ‘patches’) não irão combater as invasões do Dia Zero, mas as vulnerabilidades mais conhecidas tendem a ser alvo mesmo depois que a correção foi divulgada.

Isso acontece porque os invasores sabem que muitas pessoas ainda não estão cientes da atualização necessária já disponível. Para verificar e mudar as configurações do Windows Update, clique na ‘Central de Segurança’ dentro do Painel de Controle.

Para se manter atualizado, recomendamos a opção Fazer download de atualizações para mim, mas permitir que eu escolha quando instalá-las.

Outros programas também possuem a opção das configurações de atualizações automáticas. Por exemplo, no Firefox, vá para Ferramentas, Opções, Avançado, e selecione o diretório de ‘Atualização de programas’ (novamente recomendamos a opção que identifica as atualizações mas que deixa a escolha da instalação por conta do usuário).

Para encontrar os mesmo ajustes no Adobe Reader é preciso assinalar manualmente as atualizações no menu de Ajuda, e depois clicar no botão preferências.

4) Escolha programas antivírus ou pacotes de segurança que incluem análise heurística e/ou comportamental para proteger o PC contra perigos desconhecidos. Os aplicativos projetados para fazer esse tipo de análise suplementam os programas antivírus tradicionais baseados em assinatura, que por definição devem estar cientes da ameaça ante de iniciar a proteção.

5) Certifique-se de que o firewall, qualquer que seja, esteja sendo executado. Ele bloqueia worms que poderiam procurar falhas não corrigidas e irem direto ao ponto fraco.  Para ver se o PC está com o firewall ativado, vá para o Painel de Controle, abra a Central de Segurança e clique no link Firewall do Windows. Muitos roteadores de banda larga também atuam como firewall.

6) Use um programa de prevenção como o DropMyRights para complementar o software antivírus ou pacote de segurança. Cada vez mais utilitários, gratuitos ou pagos, mudam a forma como os programas vulneráveis são executados para diminuir as chances de alguma ameaça conseguir o que deseja, mesmo num dia zero.

7) Mantenha-se informado, PC WORLD sempre traz as últimas notícias acerca das novas e velhas ameaças da rede, junto com dicas e reviews de produtos de segurança. Outras boas fontes de informação são o site eEye Zero-Day Tracker  e o blog Security Fix. Ah, e não se esqueça de checar sempre o nosso Infocenter de Segurança.

Voltar para o especial Saiba como funciona um ataque de Dia Zero

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail