Home > Notícias

LG e Panasonic fecham acordos em processos contra empresas

Enquanto LG finaliza ação contra duas empresas sobre tecnologia PCI, Panasonic faz acordo com CMC Magnetics por gravador de DVD

Por Martyn Williams para o IDG Now!

03/04/2007 às 11h39

Foto:

Enquanto LG finaliza ação contra duas empresas sobre tecnologia PCI, Panasonic faz acordo com CMC Magnetics por gravador de DVD

A sul-coreana LG Eletronics e a japonesa Panasonic fecharam um acordo sobre processos de infração de patentes iniciados contra companhias de Taiwan, afirmam ambas as companhias.

A disputa da LG correu por mais de seis anos e envolve patentes da tecnologia PCI, interface padrão usada para conectar placas de expansão, como gráficas, ao micro.

A LG processou a First International Computer em maio de 2000 e a Compal Electronics em abril de 2001 alegando que ambas estavam usando a tecnologia proprietária PCI em computadores que estavam fabricando e vendendo para grandes marcas norte-americanas.

Após a derrota inicial na Justiça, que afirmou que as companhias não estavam infringindo a tecnologia da LG, a empresa da Coréia do Sul venceu em julho de 2006 quando uma apelação mudou a decisão inicial.

Uma audiência seguinte deveria começar em janeiro de 2008 na Califórnia, mas um acordo fechado entre as três companhias impedira o novo julgamento.

Os termos do acordo não foram revelados.

A Panasonic afirmou nesta segunda-feira (03/04) que também resolveu um caso de infração de patentes iniciado contra a CMC Magnetics e duas das filiadas da CMC nos Estados Unidos, a Hotan e a KHypermedia. O caso envolvia três patentes relacionados à tecnologia de gravação de DVDs.

A disputa foi resolvida com a Panasonic e a CMC fechando um acordo de licença que cobre a produção de venda de DVDs e CDs regraváveis. A licença durará dez anos e envolve pagamento de taxas de propriedade não divulgadas pela CMC, afirmou a companhia japonesa.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail