Home > Notícias

Panasonic aumenta qualidade de imagem em suas filmadoras

Apenas dois meses após antecessoras, modelos HDC-SD3 e HDC-DX3 são atualizadas para gravar vídeo com resolução de 1.920 x 1.080 pixels

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

03/04/2007 às 11h46

Foto:

Apenas dois meses após antecessoras, modelos HDC-SD3 e HDC-DX3 são atualizadas para gravar vídeo com resolução de 1.920 x 1.080 pixels

A Panasonic substituirá duas de suas câmeras com modelos que têm resolução ainda melhor, apenas quatro meses após colocar as originais no mercado.

O modelo HDC-SD3, que usa cartões SD, e a HDC-DX3, que usa DVD, capturarão vídeos com 1.920 x 1.080 pixels em seus modos de melhor qualidade, afirmou a Panasonic nesta terça-feira (03/04).

A qualidade melhorou bastante em comparação aos 1.440 por 1.080 pixels das duas câmeras anteriores, a SD1 e a DX1.

A Panasonic está aumentando a compressão de vídeo para que seja possível armazenar a mesma quantidade de filmagem, mas em melhores resoluções no espaço disponível. Um cartão SD de 4 GB pode armazenar cerca de 40 minutos de vídeo em alta definição, enquanto um miniDVD carrega até 14 minutos.

O tempo de gravação do cartão SD pode ser expandido com dispositivos de maior capacidade. A Toshiba acabou de colocar a venda o cartão com 8 GB, que também tem interface de gravação a 13 Mbps para gravar vídeos.

A Sony e a Panasonic desenvolveram o formato AVCHD para preencher a diferença tecnológica: o formato DVD não foi desenvolvido para vídeo em alta definição, mas mídias para tal, como o Blu-Ray, ainda não estão maduras o suficiente para uso em câmeras.

Discos gravados em AVCHD não tocam em players padrão de DVD, mesmo que alguns possam reproduzir o conteúdo com uma atualização de firmware. Em PCs, softwares especiais são necessários para ler arquivos AVCHD de discos ou cartões SD.

As câmeras também oferecem dois modos de vídeo com menor resolução, o 9Mbps HN e o 6Mbps HE. A resolução destes modos não mudou em relação aos modelos anteriores, com 1.440 x 1.080 pixels.

As novas câmeras chegarão ao mercado japonês no dia 25 de abril, e a Panasonic ainda não tem planos para vendê-las em outros mercados no mundo.

O modelo HDC-SD3 custará cerca de 1.275 dólares, enquanto a HDC-DX3 sairá por 1.200 dólares.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail