Home > Dicas

Devo encaminhar problemas para a Microsoft?

A primeira reação ao se deparar com um erro no Windows é clicar no botão “Não enviar”. Mas esta não deve ser a decisão padrão. Saiba como proceder

Por Lincoln Spector, da PC WORLD (EUA)

03/04/2007 às 16h36

microsoft_enviar70x84.jpg
Foto:

A primeira reação ao se deparar com um erro no Windows é clicar no botão “Não enviar”. Mas esta não deve ser a decisão padrão. Saiba como proceder

Microsoft_Enviar100x120Às vezes, uma mensagem de erro me diz que um dos programas que estou utilizando “encontrou um problema” e sugere que eu envie um relatório a Microsoft. Qual o melhor procedimento a seguir?

Por Shane Bovee, Ionia, Michigan

A mensagem de erro que aparece no Windows XP informa a você de que o sistema operacional parou de executar um programa que, caso contrário, poderia derrubar o Windows.

A Microsoft insiste que não usa a informação para rastrear você (ous seus hábitos de utilização dos produtos que comercializa) e que este relatório pode ajudar a prevenir falhas futuras daquele programa. Porém, testes realizados pelo U.S. Department of Energy Computer Incident Advisory Capability mostram que os relatórios enviados para a Microsoft, algumas vezes, contêm informações dos documentos do usuário.

É provável que o seu humor desapareça no mesmo instante em que essa mensagem surja na tela do computador. E que seu primeiro impulso seja clicar no botão “Não enviar”,  para poder voltar ao que estava fazendo o quanto antes.

Mas não se deve tomar essa decisão a cada erro. Você pode informar o Windows, antecipadamente, quando deve ou não reportar problemas para a Microsoft.

No XP, selecione Start, Run, escreva sysdm.cpl e pressione Enter. Clique em Advanced (Avançado) na caixa de diálogo Propriedades do Sistema e depois escolha o botão Error Reporting (Reportando Erros), que aparece à direita, na parte inferior.

Você pode desabilitar todos os relatórios de erros ou ter erros reportados somente para o sistema operacional, somente para programas ou para ambos. Se você habilitar os relatórios, clique no botão Choose Programs (Escolha Programas)  para selecionar os aplicativos dos quais você quer que as falhas sejam reportadas. Quando você tiver acabado a escolha, clique em OK duas vezes.

No caso do Windows Vista, o processo ocorre de forma diferente: o sistema operacional simplesmente manda o relatório para a Microsoft sem intervenção do usuário. Mas você pode evitar que isso aconteça.

Selecione Start (Iniciar), e na caixa Start Search (Pesquisa), escreva Problem Reports and Solutions (relatórios de problemas e soluções). Pressione Enter e clique em Change Settings (Mudar Configurações), Advanced Settings (Configurações Avançadas).

Na caixa de diálogo Advanced settings for problem reporting (Configurações avançadas para relatório de problemas), você pode desabilitar a opção de relatórios, liberar permissões para que outros mudem esta opção, ler os termos de privacidade da Microsoft e listar programas cujos erros não devem ser reportados (como na imagem acima).

Clique em OK duas vezes e, assim que fizer as alterações, feche o Problem Reports and Solutions (Relatório de Problemas e Soluções).

:: Infocenter Windows: Confira mais dicas, notícias e reportagens

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail