Home > Notícias

Com pouco conhecimento, brasileiros escolhem PC pelo preço

E-mail, comunicador instantâneo, Orkut e Skype são prioridades dos futuros compradores de desktops no Brasil, revela IT Data

Por Daniela Braun editora do IDG Now!

03/04/2007 às 16h19

Foto:

E-mail, comunicador instantâneo, Orkut e Skype são prioridades dos futuros compradores de desktops no Brasil, revela IT Data

Comunicação via e-mail, comunicador instantâneo, Orkut e Skype são as prioridades de uso dos potenciais compradores de desktops e notebooks no Brasil, revela uma pesquisa da consultoria IT Data divulgada nesta terça-feira (03/04).

A pesquisa foi realizada com 400 pessoas físicas, que pretendem comprar um computador nos próximos meses, por meio de questionários via mala direta, com questões diferenciadas para pessoas que pretendem adquirir um desktop ou notebook.

Entre as conclusões do estudo, a consultoria observou que 38% dos entrevistados pretendem adquirir o desktop para ser utilizado por toda a família.

O estudo destaca que o consumidor brasileiro não possui o conhecimento mínimo adequado para comprar um desktop - sem diferenciar processadores, memórias e outros componentes - e ainda adota o preço como principal critério de escolha. No entanto, o mesmo comprador já busca o benefício visual, optando pelo monitor LCD.

Com menos conhecimento sobre tecnologia, as famílias com renda inferior a 10 salários mínimos recorrem a conhecidos para a aquisição do desktop, compram o equipamento para ser utilizado pela família com foco educacional bastante forte.

Já as classes mais altas usam a internet para buscar informações sobre produtos, tendem a ter um home-office para colocá-los e buscam uma  utilização mais individual.

Embora tenha um conhecimento um pouco superior de tecnologia em relação ao futuro comprador de um desktop, a média de consumidores em busca de um notebook também não está preparada para realizar a compra do produto.

Este segmento, segundo a pesquisa, tem atraido mais interesse das mulheres, que buscam um design diferenciado. A marca também faz diferença na hora da compra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail