Home > Notícias

Intel lança família de processadores embarcados de quatro núcleos

Novos chips oferecem mais potência para infra-estrutura de comunicações, sistemas storage e equipamentos de imagens médicas

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

04/04/2007 às 11h23

Foto:

Novos chips oferecem mais potência para infra-estrutura de comunicações, sistemas storage e equipamentos de imagens médicas

A Intel lançou dois processadores de quatro núcleos para aplicações embarcadas na terça-feira (03/04), oferecendo mais potência que o Xeon Woodcrest de núcleo duplo para desenvolvedores de infra-estrutura de comunicações, sistemas de armazenamento em rede e equipamentos de imagens médicas.

O e5335 e o E5345 fazem parte da família Clovertown Quad-core Xeon, oferecendo um cache de 8MB e FSB de 1.333 MHz para aplicações embarcadas de alta performance .

Em uma época em que chips de quatro núcleos são usados principalmente em servidores, estações de trabalho ou computadores de ponta para games, o poderoso chip de 80 watts parece um pouco exagerado para plataformas embutidas, admitiu Doug Davis, vide-presidente e gerente geral do grupo de embutidos e comunicações da Intel.

Mas uma tomografia computadorizada (CT) típica obtém imagens de 16 GB, de forma que usuários que manipulem muitas imagens ou estejam em um processo de análise poderão usar facilmente todo o potencial do chip quad-core. E plataformas embutidas de ponta, como a lâmina ATCA (Advanced Telecom Computing Architecture), oferecem, normalmente, envelope total de 200 watts, energia suficiente para suportar um chip da série E5300 juntamente com chipset, memória e outros periféricos, disse Davis. Ele revelou os chips na Conferência de Sistemas Embarcados em San Jose, na Califórnia.]

No mesmo evento, A AMD, concorrente da Intel, lançou um tipo diferente de chip embarcado, oferecendo o chipset M690 para tarefas com alta exigência de gráficos e conectividade.

Ainda na terça-feira, a Intel anunciou que está desenvolvendo um SOC (sistema em chip) para aplicações embarcadas menores, como impressão de imagens e plataformas embarcadas em automóveis usando apenas entre 15 e 75 watts.

O SOC combinará o processador principal com o controle de memória e os hubs de controle taxa de tranferência, deixando mais espaço físico para os designers de eletrônicos, reduzindo três chips para apenas um. A companhia não estabeleceu uma data de lançamento do produto, segundo Davis.

A Intel ainda anunciou um servidor de rede chamado NSC2U, usando um par de novos processadores da série 5300 que fornecem taxa de tranferência suficiente para tarefas como prevenção de invasão de segurança, IPTV (TV por protocolo de internet) e vídeo on-demand ou portas de VPN (rede privada virtual).

A empresa vende o E5335 de 2 GHz e o E5345 de 2,33 GHz por 690 dólares (cerca de 1,4 mil reais) por chip em quantidades de mil unidades. O NSC2U IP Network Server será lançado em julho.

*Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail