Home > Notícias

Vídeo brinca com rei da Tailândia e YouTube é bloqueado

Tailandeses não conseguiram acessar o site na quarta-feira (04/04). Bloqueio resultado de um vídeo considerado ofensivo ao rei

Por Dan Nystedt para o IDG Now!*

05/04/2007 às 16h50

Foto:

Tailandeses não conseguiram acessar o site na quarta-feira (04/04). Bloqueio resultado de um vídeo considerado ofensivo ao rei

Após ter sido bloqueado brevemente no Brasil, no caso Cicarelli, e na Turquia, por ofensas a Mustafa Kemal Ataturk, o YouTube está na mira do governo da Tailândia. Na quarta-feira (04/04) o acesso ao popular site de vídeos do Google foi barrado a diversos tailandeses, como resultado de um vídeo considerado ofensivo ao rei da nação.

O vídeo foi tirado do ar na terça-feira (03/04), aparentemente pelo internauta que o publicou, mas não ficou claro se o acesso a todo o site do YouTube seria bloqueado na Tailândia.

O governo do país decidiu bloquear o acesso ao site após sucessivas tentativas de remoção do vídeo feitas junto ao YouTube e ao Google. O clipe de 44 segundos mostra rostos de palhaços pintados sobre slides de fotografias do rei Bhumibol Adulyadej.

Diversas pessoas na Tailândia informaram que não estavam conseguindo acessar o YouTube nesta quinta-feira (05/04). No final do dia de ontem, uma nota no YouTube informava que o vídeo havia sido removido pelo usuário registrado como Paddidda. Ainda não é certo que o acesso ao YouTube tenha sido restabelecido até o momento.

A ofensa à monarquia é uma questão tratada com muita seriedade em alguns países asiáticos. Na semana passada, o suíço Oliver Jufer, de 57 anos, que vive na Tailândia, foi condenado a dez anos de prisão por deturpar imagens do rei. A pena máxima para o crime é de 75 anos.

O grupo de mídia Southeast Asian Press Alliance (SEAPA) criticou o bloqueio ao YouTube, argumentando que a iniciativa faz parte dos esforços de censurar o acesso à internet pelos tailandeses, como efeito do golpe militar promotivo em setembro do ano passado, destituindo o ex-primeiro ministro Thaksin Shinawatra e os membros de seu governo.

O grupo destaca que sites sobre política como o SaturdayVoice e o Hi-Thaksin no país.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé, com a colaboração do Computerworld na Tailândia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail