Home > Dicas

Do vinil (ou K7) para o MP3

Basta usar a placa de som, um tocador de discos e/ou de fitas, dois cabos e softwares gratuitos para transformar os clássicos que você gosta em CD

Por Camila Rodrigues

05/04/2007 às 17h09

vinil_cd70x84.jpg
Foto:

Basta usar a placa de som, um tocador de discos e/ou de fitas, dois cabos e softwares gratuitos para transformar os clássicos que você gosta em CD ou arquivos MP3

vinil_cd100x120.jpgO Vinil ou bolachão muitas vezes costuma guardar canções difíceis de serem encontradas em formato digital. Como, na maioria dos casos, os discos não recebem os cuidados necessários para sua conservação (riscos e sujeira interferem na qualidade do som), um meio de não se perder essas músicas é passá-las para o formato MP3.

E gravações em fitas cassete (K7) também podem ser digitalizadas rapidamente e transportadas para um CD ou MP3 player.

Leia também:
:: Passe VHS para DVD
:: Não erre na hora de gravar
:: Especial sobre CDs e DVDs

Você mesmo pode transformar essas gravações analógicas. Por isso,  PC WORLD preparou um guia, com o passo-a-passo do processo e os links para os downloads dos softwares de captura e edição de som.

Para facilitar o entendimento, clique aqui e confira as imagens de como ligar o PC na vitrola e no toca-fitas.

Depois de ajeitar os equipamentos, instale um software para capturar e editar o áudio. Utilizamos o Audacity, que é gratuito e em português e, para fins de comparação, também testamos com o Goldwave, que é shareware. No entanto, você pode conferir outros cinco softwares para editar arquivos sonoros no PC.

Se utilizar o Goldwave, clique  no ícone New da barra de ferramentas. Na parte inferior da caixa de diálogo, escolha a opção Vinyl LP record to CD, one side. Clique Ok.  No caso do Audacity, basta conectar os cabos.

Coloque o disco no vinil e posicione a agulha no início. Assim que começar a tocar, clique no botão com a bolinha vermelha, o REC.

Para dividir as faixas de música, há dois meios: ou você deixa gravar todo o lado do vinil (e, com o software, separa uma canção da outra) ou então, ao final de cada faixa, aperta o STOP e salva.

Caso escolha a última alternativa e use o Goldwave, é importante selecionar a gravação e usar o comando Trim. Caso contrário, o arquivo terá vinte e quatro minutos de gravação (o limite de um lado de LP), mesmo que a canção tenha apenas dois minutos. Caso queira editar depois, selecione o trecho desejado, vá em File, Save Selection As e coloque o nome da música.

Já no Audacity, basta usar Ctrl+X (Recortar), abrir um novo arquivo e colar (Ctrl+V). Para visualizar melhor, use o zoom, que irá aumentar as ondas e mostrar melhor os ruídos.

Os arquivos .MP3 são dez vezes menores que os .WAV (enquanto um MP3 de seis minutos pesa 6 MB, um wav pesa 60 MB).  Mas tanto o Audacity quanto o Goldwave disparam uma mensagem solicitando que se baixe o codificador Lame para conseguir salvar arquivos em .MP3.
++++

Depois de baixar e extrair o Zip, copie o arquivo lame_enc.dll dentro da pasta em que o software estiver instalado.

Se você quer converter um LP inteiro, é mais produtivo capturá-las e, depois, editar os possíveis ruídos de todas de uma vez só.

Para converter K7

O Goldwave exige que se modifique as configurações para gravação em fita K7. Quando abrir um novo arquivo, deve colocar a opção mono em number of channells (número de canais) e em sampling rate, deve colocar 32000, já que não há opção pré-programada para K7. Mesmo assim, a qualidade do arquivo resultante é inferior à da fita (que já não é tão boa). Por isso, para esta tarefa é melhor utilizar o Audacity.

Basta conectar o cabo P2 x P2 (cabo com uma saída de fone em cada lado), como na imagem abaixo, e apertar o botão redondo de REC. Para saber quando cada música termina, o ideal é utilizar como base o gráfico que aparece em azul — quando há silêncio, ele fica em linha reta.

De K7 para PC

A qualidade do som das fitas é inferior à dos LPs, mas com este software não há perda nenhuma. Ao contrário: o Audacity tem ferramentas que permitem retirar ruídos de fundo característicos de K7s.

Depois de capturado e editado, exporte no formato MP3. Para isso, selecione Arquivo, Exportar como MP3. Aparecerá uma caixa de diálogo para você preencher as informações da música, que ajudará em uma organização posterior.

Sugerimos que organize as músicas em uma única pasta com o nome do álbum dentro da pasta “Minhas músicas”. Além disso, se você clicar em File Information (no Goldwave), pode colocar o nome do álbum, do artista, da canção e qual a faixa dela no disco, e esses dados ajudarão você a organizar as músicas no seu computador.

Para gravar em CD, você pode usar um software como o Nero ou Easy Media Creator e usar a opção gravar CD de dados (ao invés de gravar CD de música).

:: Infocenter Armazenamento: Confira dicas, reviews e reportagens

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail