Home > Notícias

Mozilla decide que Firefox ganhará funções de rede social

Usuário poderá acompanhar sua rede de contatos e trocar conteúdos dentro do browser

Por Redação do IDG Now!

05/04/2007 às 10h49

Foto:

Usuário poderá acompanhar sua rede de contatos e trocar conteúdos dentro do browser

O laboratório da Fundação Mozilla está desenvolvendo um add-on que dará funções de rede social ao browser Firefox.

Com o aplicativo chamado The Coop, os usuários do Firefox poderão acompanhar as atividades de seus contatos online, além de compartilhar links e conteúdos de forma integrada a serviços web mais populares, usando seus feeds como mecanismos de transporte de informações.

Conforme explica a Fundação Mozilla, o The Coop exibe as fotos dos contatos do internauta na parte superior do browser. Clicando na imagem de um amigo, o usuário pode acessar a lista de fotos mais recentes atualizadas por ele no Flickr, seus vídeos favoritos no YouTube, websites selecionados, posts publicados em blogs, status atualizado no Facebook, entre outras atividades.

Se o usuário quiser compartilhar, por exemplo, um link com um de seus contatos, basta arrastá-lo até a foto correspondente. Quando receber algum conteúdo, a foto de seu amigo brilhará para chamar sua atenção.

"Talvez a interação social mais comum na web seja enviar um link para alguém", explica o Mozilla Foundation Labs ao apresentar o projeto na Mozilla Wiki."Isto é feito por comunicador instantâneo, e-mail, blog, feeds de RSS, serviços de compartilhamento de bookmarks como o del.icio.us, redes sociais e até mesmo pelo telefone."

O objetivo do projeto, segundo a Fundação, é facilitar esta interação e consolidar ferramentas similares oferecidas por um grande número de serviços web atualmente.

Embora o The Coop ainda esteja na fase inicial de testes, ainda sem previsão de lançamento, a possibilidade de arrastar um link para a foto de um contato no browser já pode ser experimentada pelos usuáiros do Firefox, afirma a Mozilla.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail