Home > Notícias

Intel lança processadores quad-core para gamers

Core 2 Extreme QX6800 roda a 2,93 GHz, o que o torna o mais rápido entre novidades da Intel

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

09/04/2007 às 10h45

Foto:

Core 2 Extreme QX6800 roda a 2,93 GHz, o que o torna o mais rápido entre novidades da Intel

A Intel lançou um processador de quatro núcleos para gamers nesta segunda-feira (09/04), iniciando uma lista de produtos que a companhia anunciou no último mês.

O Core 2 Extreme QX6800 roda com 2,93 GHz, maior velocidade dentre os 12 designs de chips com quatro núcleos que a companhia lançou desde que colocou nas lojas o chips para servidores Xeon "Clovertown" em novembro.

Tal velocidade torna o processador uma boa pedida para gamers e designers digitais, afirmou a companhia.

Processadores com múltiplos núcleos aceleram PCs que rodam com softwares voltados a múltiplas tarefas, dividindo grandes processamentos em diversas tarefas paralelas.

Até agora, este tipo de software esteve disponível em sua maioria para aplicações em servidores, mas desenvolvedores de softwares anunciaram um aumento no número de games do gênero, incluindo os títulos Supreme Commander e Hellgate London.

A Microsoft deverá se juntar ao grupo no final deste mês quando lançar uma versão voltada para múltiplos núcleos do seu Flight Simulator.

O novo chip também reduzirá o tempo de espera para edição de mídia em alta definição, como vídeos, afirmou Eric Kim, vice-presidente sênior e diretor geral do Digital Home Group, da Intel, em anúncio.

A Intel revelou diversos novos produtos nas semanas recentes de maneira a pressionar constantemente a rival AMD, que deverá lançar seu chip quad-core no meio de 2007 por meio do seu chip para servidores Opteron "Barcelona".

Na quinta, a Intel lançou duas versões mais eficientes de energia dos modelos U7600 e U7500 da sua linha Core 2 Duo, voltada a produtos como PC ultraportáteis.

Na quarta, a Intel anunciou um plano de consolidar aspectos do seu pacote para gerenciamento corporativo vPro em sua plataforma Centrino "Santa Rosa" para notebooks, que deverá chegar ao mercado em junho.

Na terça-feira, a Intel lançou dois processadores de quatro núcleos para desktops integrados com aplicativos que exigem grande processamento.

A Intel cobra 1.199 dólares pelo chip Core 2 Extreme QX6800, com 8 MB de memória cache e velocidade de FSB de 1,066 MHz, em lotes de mil dispositivos.

*Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail