Home > Notícias

Bilionário que criou Word é o quinto turista espacial

Nave com Charles Simonyi e dois astronautas deslanchou do Cazaquistão no sábado (07/04) rumo à Estação Espacial Internacional

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

09/04/2007 às 14h31

Foto:

Nave com Charles Simonyi e dois astronautas deslanchou do Cazaquistão no sábado (07/04) rumo à Estação Espacial Internacional

O homem responsável pela supervisão do desenvolvimento do software Word, da Microsoft, se tornou no último fim de semana o quinto turista espacial.

Charles Simonyi, que foi antigamente arquiteto chefe da Microsoft e atualmente tem sua própria companhia de desenvolvimento chamada Intentional Software, iniciou sua jornada ao espaço no Baikonur Cosmodrome, no Cazaquistão, por volta das 23:30h do sábado (07/04). Simonyi viajou com os cosmonautas Oleg Kotov e Fyodor Yurchikhin na nave Soyuz TMA 10.

Os três devem chegar à Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira (09/04). Simonyi, que teve de se submeter a seis meses de treinamento para o vôo, passará mais de uma semana na estação antes do retorno à Terra, marcado para o dia 20 de abril.

Ele ocupa um lugar que ficaria vago na espaçonave em uma viagem organizada pela Space Adventures, de Virginia, EUA, que custou ao executivo cerca de 20 milhões de dólares.

A bordo, ele realizará trabalhos de pesquisa para o Escritório Espacial Húngaro, medido a quantidade de radiação a que se exporá na estação internacional.

Simonyi manteve um blog durante a preparação para a decolagem. Sua última mensagem publicada lá, no sábado de manhã, dizia “Estou bastante ansioso pelo vôo”.

Além do trabalho na Microsoft, Simonyi também inventou o Bravo, o primeiro editor WYSIWYG, no Centro de Pesquisa Palo Alto, da Xerox.

*Martyn Williams é repórter do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail