Home > Notícias

Entenda o que é o Active Directory

Peça fundamental no Windows Server 2003, o serviço de diretórios da Microsoft facilita vida do administrador da rede

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

10/04/2007 às 18h53

rede local 70x84-xy.jpg
Foto:

Peça fundamental no Windows Server 2003, o serviço de diretórios da Microsoft facilita vida do administrador da rede

rede local - 100x120O Active Directory (AD), o serviço de diretório da Microsoft, foi introduzido em 1996 no Windows 2000 Server Edition, mas foi a partir do lançamento do Windows Server 2003 que ele realmente ganhou vigor.

Uma das mais importantes facilidades do Windows Server 2003, o Active Directory é composto por um conjunto de ferramentas para o armazenamento e controle de informações sobre toda configuração da rede, incluindo dispositivos e usuários.

O Active Directory estas informações de objetos e os organiza de forma. Isto torna seu gerenciamento significativamente mais fácil para o administrador da rede (a imagem abaixo mostra a tela de gerenciamento de políticas de grupos).

Active Directory Tela
Os objetos no AD são divididos em três categorias: recursos físicos, serviços disponíveis e contas. Na categoria dos recursos físicos estão todos os equipamentos disponíveis na rede tais como o servidor, as estações de trabalho e também as impressoras de rede. A segunda categoria envolve os serviços disponíveis na rede como o correio eletrônico e o servidor de impressão.

O terceiro grupo é o que está relacionado aos usuários ou contas. É aqui que o administrador da rede define quem pode utilizar a rede e quais recursos (físicos e serviços) estarão disponíveis para cada usuário.

O AD possibilita que o administrador defina grupos de usuários (por exemplo, Diretoria, Departamento Financeiro, Almoxarifado), cada um características e capacidades diferentes e que podem ser atribuídas muito facilmente a qualquer usuário já existente.

De forma similar, a segurança também é um atributo inerente ao Active Diretory. Do ponto de vista do gerenciamento, administrador da rede tem acesso a todos os objetos do diretório por meio de um único logon (nome de usuário e senha).

O acesso à infra-estrutura e aos serviços disponíveis por parte dos demais usuários também só é possível após a autenticação, no Active Directory, do logon fornecido pelo administrador.

Dominar o AD leva tempo e o ideal é que o administrador do servidor faça um bom planejamento do que será instalado e quem pode ter acesso a cada um dos serviços disponíveis. O site da Microsoft oferece informações detalhadas que vão ajudar o usuário na resolução de problemas com o serviço de diretório.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail