Home > Notícias

Robô do MIT ajuda a arrumar a casa e retirar os pratos da mesa

Rosie, a empregada doméstica-robô da série "Os Jetsons" de desenhos animados, ganhou uma versão no mundo real do MIT

Por Redação do IDG Now!*

11/04/2007 às 19h09

Foto:

Rosie, a empregada doméstica-robô da série "Os Jetsons" de desenhos animados, ganhou uma versão no mundo real do MIT

Rosie, a empregada doméstica-robô da série "Os Jetsons" de desenhos animados sobre uma família futurista, ganhou uma versão no mundo real pelas mãos dos pesquisadores do Massachussets Institute of Technology (MIT).

Capaz de pegar objetos e colocá-los em prateleiras ou bancadas, Domo é o humanóide revelado pelo MIT que pode tornar o sonho de consumo dos fãs dos Jetsons mais próximo da realidade.

Segundo Aaron Edsinger, pós-doutorando do MIT, que vem trabalhando com o projeto nos últimos três anos, o robô poderia auxiliar pessoas idosas com dificuldades de locomoção em tarefas domésticas simples como recolher os pratos após a refeição. Outros segmentos potenciais de uso do humanóide são os de agricultura, viagens espaciais e ajuda a trabalhadores em linhas de montagem.

Edsinger classifica o Domo copmo a "próxima geração" de robôs como o Kismet, desenvolvido pelo MIT para interagir com humanos, e o Cog, que pode aprender a manipular objetos desconhecidos. O Domo, segundo o pesquisador, incorpora funções de ambos os predecessores.

Rodney Brooks, diretor do laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT afirma que há tiversos tipos de robôs que realizam tarefas manuais em linhas de montagem, mas são máquinas que seguem um roteiro e não sabem se adaptar a novas situações, como é o caso do Domo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail