Home > Notícias

Robôs domésticos são atração em evento em SP

Visitantes poderão interagir com robôs durante o Salão Internacional de Robótica, que tem início nesta quarta-feira (11/04)

Por Cíntia Costa, especial para o IDG Now!

11/04/2007 às 15h55

Foto:

Visitantes poderão interagir com robôs durante o Salão Internacional de Robótica, que tem início nesta quarta-feira (11/04)

No Salão Internacional de Robótica e Inteligência Artificial, que começa na quarta-feira (11/04) e vai até o domingo (15/04), os visitantes poderão observar e interagir com diversos robôs diferentes que se movimentam, conversam e até atuam.

O evento contará com a presença de 60 expositores e dez universidades em dois pavilhões: o Salão de Robôs, voltado para o público em geral, e o Conference & Expo, espaço dedicado aos visitantes profissionais.

Mas além de andróides com visual futurístico, serão expostos também sistemas robóticos que em nada lembram a imagem dos famosos robôs metálicos dos Jetsons ou da saga Guerra nas Estrelas.

Alguns deles são o aspirador de pó que, uma vez programado, trabalha sozinho, e uma cadeira de rodas controlada por comandos cerebrais e movimentos oculares.

É por esse caminho, que Eduardo Branco, diretor do evento, chama de automação residencial, que a robótica se aproximará efetivamente dos brasileiros. E em um futuro próximo.

Segundo Branco, a expectativa é de que dentro de cinco anos, produtos e sistemas inteligentes se disseminem e façam parte do cotidiano da população. Ele cita como exemplo cortinas elétricas e sistemas de monitoramento doméstico com câmeras e sensores de movimento sincronizados com o celular do dono da casa.

Para que isso aconteça, no entanto, há um obstáculo bastante sólido a ser superado: os preços. “O aspirador de pó inteligente que teremos na feira, por exemplo, custa em torno de sete mil reais”, diz ele. Segundo ele, para que os valores cheguem a níveis que permitam a fabricação e o consumo em larga escala é preciso que haja desenvolvimento desse mercado.

É aí que se encaixa o objetivo da feira: dar um pontapé inicial na automação residencial no País, onde a tecnologia robótica é muito forte nas indústrias, ao atrair os olhos do público à tecnologia e incentivar o investimento na área.

Assim, serão realizadas palestras até o dia 13 (sexta-feira) juntando empresas, profissionais e universidades para estimular a automação das companhias e o investimento em pesquisas acadêmicas.

O Salão acontece das 13h às 21h no Centro de Convenções Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes km 1,5). O ingresso custa 20 reais. A expectativa é de que 55 mil visitantes passem pela Robótica, entre 50 mil curiosos e 5 mil profissionais da área.

Mais informações no site do evento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail