Home > Notícias

Sony planeja lançar TVs com tecnologia OLED ainda neste ano no Japão

Possível sucessora do LCD, tela permite imagens mais brilhantes com consumo menor de energia; primeiros aparelhos chegam no 2º semestre

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

12/04/2007 às 17h51

Foto:

Possível sucessora do LCD, tela permite imagens mais brilhantes com consumo menor de energia; primeiros aparelhos chegam no 2º semestre

A Sony espera saltar na frente dos seus rivais ao lançar ainda neste ano televisões que usem displays OLED, afirmou a companhia nesta quinta-feira (12/04).

Telas OLED têm diversas vantagens sobre LCDs e PDPs usadas atualmente em televisões de tela plana.

Os pixels da OLES usam material orgânico que emite sua própria luz, o que descarta o uso de luz de fundo. Isto significa que telas consomem menos energia e podem ser mais finas. As OLEDs também lidam com imagens rápidas melhor e oferecem melhor reprodução de cor.

A Sony planeja lançar uma TV OLED com tela de 11 polegadas ainda neste ano no Japão, afirmou Daichi Yamafuji, porta-voz da Sony no Japão. Nenhum outro detalhe do produto foi divulgado pela empresa. A data de lançamento se aplica apenas ao Japão e não há planos para lançamento internacional, afirmou Yamafuji.

A Sony embasbacou visitantes da International Consumer Electronics Show, que aconteceu em Las Vegas em janeiro, com protótipos de telas OLED que incluíam painéis de 11 polegadas e 27 polegadas. O protótipo de 11 polegadas tinha apenas 11 milímetros de espessura e oferecia resolução de 1.024 pixels por 600 pixels.

O plano poderia ajudar a Sony a ganhar a liderança de uma vez por todas no mercado de televisão. A companhia foi lenta na transição para TVs de LCD e perdeu sua liderança para a Sharp, que se comprometeu com o LCD anos antes de outras fabricantes e vem aproveitando os resultados da aposta.

Uma pequena mudança para OLED pode ajudar a Sony a retomar sua participação, especialmente se os novos aparelhos, mais finos e com cores mais vibrantes, se tornem mais competitivos que TVs de tela plana.

A Sony não é a única no setor. A Samsung desenvolveu protótipos com 21 polegadas e 40 polegadas, enquanto a Epson demonstrou uma tela de 20 polegadas.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail