Home > Notícias

Sistema operacional do laptop de US$ 100 disponível para download

Disponível anteriormente apenas para emulação, sistema do "laptop e 100 dólares" pode ser baixado para ser usado em LiveCD

Por Redação do IDG Now!

12/04/2007 às 17h47

Foto:

Disponível anteriormente apenas para emulação, sistema do "laptop e 100 dólares" pode ser baixado para ser usado em LiveCD

O projeto One Laptop per Child (OLPC) divulgou nesta semana uma nova versão do sistema operacional Sugar, desenvolvido em Linux pela Red Hat para equipar o notebook educacional XO.

O sistema operacional disponível para usuários finais não chega a ser uma novidade - no segundo semestre de 2006, já era possível baixar o sistema, que podia ser emulado tanto no sistema Mac OS como no Windows.

A novidade divulgada pela OLPC é um arquivo ISO do sistema, que pode ser gravado em uma mídia virgem para que seja usado como LiveCD, em que o software é rodado no micro sem ser instalado no disco rígido.

O sistema operacional tem 291 MB e todas as principais desenvolvidas pela parceria entre Red Hat, onde o brasileiro ex-mantenedor do kernel do Linux, Marcelo Tosatti, trabalha, com a OLPC, com a interface padrão com o grande círculo azul que demonstra alunos conectados à mesma rede.

O Sugar é baseado no sistema operacional Fedora, desenvolvido e distribuído pela Red Hat.

O usuário pode também utilizar aplicações musicais, de edição de texto e o navegador que deverão estar presentes na versão final do sistema operacional do XO, atualmente em sua segunda versão (B2) de testes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail