Home > Notícias

Apoiadora do Blu-ray, Samsung planeja aparelho HD DVD

Aparelho de modo duplo deve estar disponível até o final de 2007 nos Estados Unidos, e possivelmente na Europa nos meses seguintes

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

13/04/2007 às 11h12

Foto:

Aparelho de modo duplo deve estar disponível até o final de 2007 nos Estados Unidos, e possivelmente na Europa nos meses seguintes

Uma das principais apoiadoras do formato de mídia de vídeo de nova geração Blu-ray Disc, a sul-coreana Samsung Electronics, planeja lançar neste ano um aparelho compatível tanto com o Blu-ray Disc quanto com o formato rival HD-DVD, disse ela nesta sexta-feira (13/04).

O modelo BD-UP5000 deve estar disponível até o final de 2007 nos Estados Unidos, disse Kwak Bumjoon, porta-voz da empresa em Seul. O aparelho também pode ser lançado na Europa nos meses seguintes, mas uma data precisa de lançamento não foi fornecida. Detalhes de preços também não foram abordados.

A Samsung é a segunda empresa a deixar de lado o formato único para adotar os players de modo duplo – a LG já lançou seu aparelho duplo na América do Norte, no início deste ano.

A batalha entre os dois formatos opõe fabricantes que apóiam cada um deles – Sony, Panasonic, Sharp e Dell do lado do Blu-ray; Toshiba, Microsoft e Intel apoiando o HD DVD.

O resultado é confusão entre os consumidores, que temem comprar um aparelho que depois não seja suportado pela indústria de filmes. Portanto, pode parecer estranho que a Samsung lance um aparelho que suporta o formato rival ao que apóia, mas faz sentido para os negócios. “Nossa maior preocupação é o consumidor e não uma tecnologia específica”, disse Kwak.

Ambos formatos foram lançados comercialmente no ano passado, mas as vendas permaneceram fracas por causa da briga entre os padrões. Os preços também permaneceram altos, embora a competição da Sony com a Toshiba nos Estados Unidos tenha trazido algumas reduções.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail