Home > Notícias

Os melhores widgets para o desktop

Há milhares destes pequenos aplicativos disponíveis na web. Conheça as melhores fontes e algumas opções bacanas

Por Redação da PC WORLD

13/04/2007 às 12h09

Downloads_70 84.jpg
Foto:

Há milhares destes pequenos aplicativos disponíveis na web. Conheça as melhores fontes e algumas opções bacanas

downloads 100 120Widgets, gadgets... Chame-os do que quiser. O que importa é que eles transformam sua área de trabalho num cockpit completo, com relógios analógicos, medidores de desempenho e agendas. Não precisa esperar pela Sidebar Gadgets do Vista, porque o Google, o Opera e o Yahoo já oferecem excelentes mecanismos widgets. E o melhor: tudo de graça!

Poucos dos 505 Google Desktop Gadgets (desktop.google.com) disponíveis são visualmente impressionantes. Mas eles podem salvar sua pele, por exemplo, ao alertá-lo constantemente para mensagens e reuniões. A quantidade de RAM consumida num mecanismo com poucos gadgets ficou em torno de 35 MB, incluindo a ferramenta de busca no desktop.

O Yahoo Widgets (widgets.yahoo.com) oferece uma seleção mais abrangente – aproximadamente 3.200 widgets – e muitos deles bem rápidos. Eles podem ficar na parte de cima, abaixo, ou em volta das outras janelas de aplicativos. Pressione <F8> e todos eles aparecem num único painel. O uso de memória varia, mas recomenda-se em torno de 12 MB por widget.

Os widgets do Opera exigem apenas que o browser Opera (www.opera.com) esteja aberto. E é possível acrescentar widgets diretamente da barra de ferramentas do navegador. As opções são muitas para games e poucas para produtividade. O uso de RAM varia do quase nada a um consumo absurdo, como ocorre nos widgets que usam vídeo.

Entre tantas opções, selecionamos 12 para você:

sidebarwidget> Desktop Sidebar: este aplicativo faz exatamente o mesmo que o Sidebar do Windows Vista - cria uma barra lateral que deixa disponível e facilmente acessível uma grande variedade de funções (add ons), tais como calendário, calculadora, tocadores, feeds RSS, notícias, previsão do tempo, busca de arquivos etc.

> Google Calendar V2:  muito útil para os usuários do Google, permite visualizar a agenda, compromissos do dia seguinte e criar novas tarefas. Esta versão torna possível visualizar tanto agendas pessoais como profissionais, mas não oferece função de lembrete – uma falha significativa.

> Informer: widget do Yahoo que fica atento a 21 indicadores de desempenho do computador, incluindo memória, sinal Wi-Fi, bateria do laptop e número de mensagens não lidas.

> PasswordMaker: esta ferramenta gera códigos de segurança ao combinar a URL do site com uma senha mestra e depois aplicar um algoritmo.

miniituneswidget> Mini iTunes Remote: apesar de ter comandos parecidos com os do iPod Shuffle, este widget classifica as faixas, muda as músicas e ajusta o volume sem precisar maximizar o player.

> Opera Dotoo: com este simples criador de listas do pacote Opera, é possível assinalar os itens conforme forem finalizados num pequeno painel, que ajusta seu próprio tamanho de acordo com o número de listas ativas.

pipes_widget> Pipes 1.0.1:
quem já passou dos 30 deve lembrar desse popular jogo. Disponível agora
como um widget, corra contra o relógio e conecte quantos tubos
conseguir antes que tudo vá por água abaixo.

> Flickr Widget: permite exibir, fazer upload e acrescentar tags e organizar suas imagens no Flickr mesmo sem abrir o browser.

> Widget Manager: gerenciar os widgets que se tem instalado no desktop com este widget é tão simples quanto arrastar e soltar. Permite, também, redimensionar o tamanho das caixinhas onde os widgets são apresentados.

> YouTuber 2.0: procure e assista vídeos do YouTube com este widget, diretamente no desktop.

> Optical Illusion of the Day: este widget apresenta uma nova ilusão de óptica a cada dia, obtida a partir do site Mighty Optical Illusions.

riocams_widget> RioCams: moradoras ou fãs da cidade do Rio de Janeiro podem escolher ver, dentre as 70 webcams disponíveis, imagens da “Cidade Maravilhosa”.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail