Home > Notícias

Microsoft apresenta Silverlight para concorrer com Flash

Plug-in para browser que permite a provedores de conteúdo oferecer experiências de vídeo rico e mídia interativa a partir dos sites

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

16/04/2007 às 10h40

Foto:

Plug-in para browser que permite a provedores de conteúdo oferecer experiências de vídeo rico e mídia interativa a partir dos sites

A Microsoft revela nesta semana uma tecnologia para entregar aplicações de mídia rica (rich media) na web, como parte de uma estratégia para competir com a fornecedora de ferramentas para design Adobe Systems.

Segundo Forest Key, diretor de gerenciamento de produto na para a divisão Microsoft Server and Tools, Silverlight é um plug-in para browser que permite a provedores de conteúdo oferecer experiências de vídeo rico e mídia interativa a partir dos sites.

A tecnologia, que integra o novo sistema gráfico do Windows, o Windows Presentation Foundation (WPF), estréia nesta semana, durante o evento da National Association of Broadcasters (NAB), que acontece em Las Vegas.

A Microsoft pretende revelar quem são os provedores de conteúdo que já se comprometeram a usar a tecnologia quando estiver disponível, entre eles Akamai Technologies, Brightcove, Eyeblaster, Major League Baseball e Netflix.

Key disse que a Microsoft tem como alvo para o Silverlight – antes apelidado de WPF/E – três públicos: provedores de conteúdo que queiram distribuir mídia rica e vídeo na web, designers que criam aplicações interativas deste tipo, e usuários finais que querem a melhor experiência possível ao ver uma mídia baseada em internet.

O Silverlight é compatível com uma variedade de navegadores, incluindo Internet Explorer (IE), Safari e Firefox. Um dos grandes benefícios da tecnologia é que ela elimina  a necessidade de que o usuário baixe diferentes softwares de mídia de acordo com o navegador ou sistema operacional usado, disse Key.

A companhia planeja demonstrar durante o NAB como empresas podem usar o Silverlight como substituto do Flash, da Adobe, para entregar aplicações baseadas em web que utilizam animações e outras mídias ricas, disse Key. A Microsoft prometeu um beta do Silverlight para o final de abril.

Em junho, a Microsoft lança o kit de desenvolvimento Expression para construção de aplicações web – apresentado como alternativa ao recém-lançado Creative Suite 3, da Apple –, que permitirá aos designers que criem aplicações a serem entregues por meio da tecnologia.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail