Home > Notícias

Intel rompe barreira dos 2 teraflops com chip de 80 núcleos

Chip é mais novo exemplar da tecnologia Terascale, esforço voltado a levar os processadores Intel a quebrar limites da velocidade

Por Steven Schwankert, para o IDG Now!*

17/04/2007 às 11h57

Foto:

Chip é mais novo exemplar da tecnologia Terascale, esforço voltado a levar os processadores Intel a quebrar limites da velocidade

A Intel demonstrou seu processador de múltiplos núcleos mais rápido até o momento durante o evento Spring Intel Development Forum (IDF), em Pequim, nesta terça-feira (17/04). O processador de 80 núcleos atingiu velocidade de 2 teraflops (trilhões de operações de ponto flutuante por segundo).

O Chief Technology Officer (CTO) da Intel, Justin Rattner, mostrou o mais recente exemplo da tecnologia Terascale, esforço de pesquisa voltado a levar os processadores Intel aos limites da velocidade.

O objetivo dos chips é romper novas fronteiras tecnológicas. Eles não são apenas velozes, mas também o mais econômicos em energia e com o melhor gerenciamento de calor possível. Processadores deste tipo poderiam ser usados para aplicações intensivas, como as militares e científicas, e as áreas de finanças e exploração mineral. Mas a empresa não planeja lançar o chip comercialmente.

Uma primeira demonstração levou o chip a 1 teraflop, com 46 watts de energia. A segunda, a 1.5 teraflop, com uso de 93.98 watts. Por fim, o chip atingiu 2 teraflops, consumindo 191.79 watts.

O novo chip aumenta a performance em relação ao antecessor, que a Microsoft mostrou em janeiro, também com 80 núcleos, mas que chegava à velocidade de 1.81 teraflops.

:: Fique por dentro dos
melhores upgrades para o seu PC em nossa Central do Upgrade

*Steven Schwankert é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail