Home > Notícias

Comunicador instantâneo combina rede social virtual e recursos 3D

O IMVU oferece facilidades do MSN, com avatares em 3D em um mundo parecido com o Second Life e recursos do Orkut

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

17/04/2007 às 17h47

IMVU_70x84.jpg
Foto:

O IMVU oferece facilidades do MSN, com avatares em 3D em um mundo parecido com o Second Life e recursos do Orkut

IMVU 100X120Se você está satisfeito com as funcionalidades existentes no Windows Life Messenger, então precisa conhecer o IMVU, desenvolvido por uma empresa de mesmo nome com sede em Palo Alto, na Califórnia (EUA).

O IMVU é um misto de comunicador instantâneo (no melhor estilo MSN ou AIM), com os recursos de um Second Life, rede de relacionamento Orkut e efeitos em 3D.

Sua interface impressiona pela facilidade de uso, ainda que o site e a ferramenta –compatível com Windows – estejam em inglês. Ela mostra ambientes 3D nos quais se podem ‘navegar’ utilizando os movimentos da roda de scroll do mouse, e interagir com pessoas e objetos que estiveram nele.

Interação em 3D
A utilização do aplicativo é o que torna o
IMVU um programa realmente bacana. Uma vez que você tenha localizado
outro usuário online, conversar com ele é tão simples como começar a
digitar o texto. Um balão – como aqueles de histórias em quadrinho vai
aparecer na tela e, quando você teclar <enter> a mensagem
aparecerá na tela do outro usuário.

IMVU DIALOGO 250Mova
o roda de scroll do mouse sobre a tela de conversação para ter outras
visões do ambiente que você está. Passar o cursor sobre os objetos da
sala também vai mostrar aqueles com os quais você pode interagir.
Clicar numa poltrona, por exemplo, vai levar seu avatar a sentar-se
nela.

Use o botão direito do mouse sobre o seu avatar para
descobrir uma série de funcionalidades. É possível, por exemplo, mudar
a expressão do avatar ou fazer movimentos como saltar, dançar e outros.
Vale a pena descobrir – são vários submenus pelos quais se pode navegar.

Também
é possível clicar com o botão direito do mouse sobre o avatar com quem
se está conversando e interagir com ele, com dar um abraço, por exemplo.

Como
nos demais comunicadores instantâneos, você pode limitar o tipo de
interação que deseja, ainda que as opções disponíveis não sejam muitas:
ocupado, apenas amigos, temas adultos e disponível.

Para quem
aprecia o uso de emoticons, o IMVU permite substituir a imagem do
avatar por um emoticon, aqui denominado Modicom. Clique com o botão
direito sobre o seu avatar, escolha a opção Modicon e o emoticon que
deseja usar.++++

O cadastro
Mas vamos começar, digamos, do princípio. Para ingressar nesse mundo você deve visitar o site da IMVU e se cadastrar, clicando no botão <Sign Up Now!>. O cadastro é feito em três fases.

Na primeira será necessário escolher como seu avatar irá se parecer. Depois de clicar no modelo escolhido, a tela seguinte permite que você customize sua aparência modificando a cor e estilo do cabelo, cor dos olhos, vestuários e acessórios. Na imagem abaixo, veja no destaque que é possível escolher o tipo de cabelo.

IMVU AVATAR 400
No passo seguinte, você irá escolher nome que deseja ter – o site vai dizer se o nome de usuário está disponível ou não.

Para quem utiliza o Gmail, Hotmail ou Yahoo!, o IMVU pergunta se você quer verificar se alguns dos seus contatos nesses serviços já estão cadastrados no serviço, para que se possa interagir com eles. Caso contrário, é possível enviar um convite para que eles ingressem no IMVU.

IMVU JANELA 200Terminado o cadastro, será feito o download do arquivo de instalação (cerca de 16 MB). Uma vez instalado e iniciado o aplicativo (o IMVU instala um pequeno balão na bandeja do sistema), um duplo clique no ícone abre a janela principal, muito parecida com a de outros comunicadores instantâneos.

Note que o IMVU colocou o prefixo “Guest_” no seu nome de usuário. Para se livrar dele, é preciso migrar sua conta para o serviço pago. Mesmo quem decidir por não pagar nada pode utilizar praticamente todos os recursos disponíveis. Customizações adicionais como compra de roupas, por exemplo, exigem pagamento, como no Second Life.++++

O IMVU cria uma página pessoal na qual você pode colocar informações que vão ajudar outros usuários a localizar o seu avatar, numa espécie de rede social parecida com o Orkut. Nela você também encontrará informações de outros usuários com quem pode se relacionar.

IMVU PAGINA PESSOAL 400

Dinheiro equivale a créditos
Na realidade do Second Life a moeda corrente é o Linden Dólar. O IMVU optou por usar a palavra crédito para designar a moeda de seu ambiente virtual. Os créditos podem ser adquiridos usando seu cartão de crédito ou uma das outras diversas formas de pagamento disponíveis. Ao câmbio atual, 1 dólar equivale a mil créditos.

Mas é possível ganhar créditos de várias formas. Se você forneceu um endereço de e-mail válido no cadastro, já terá ganho mil créditos. Amigos que você convidar e que ingressarem no serviço também vão valer créditos para você. Com estes créditos, você pode comprar mais roupas (um sapato masculino custa cerca de 500 créditos) e acessórios, mobiliar sua casa, comprar um animal de estimação, emoticons inovadores ou o direito de enviar uma mensagem para 3 mil usuários do serviço ao mesmo tempo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail