Home > Notícias

Enciclopédia da web Wikipedia ganha versão offline em CD

CDs trazem cerca de 2 mil artigos compilados da versão em inglês da enciclopédia

Por Redação do IDG Now!

18/04/2007 às 16h27

Foto:

CDs trazem cerca de 2 mil artigos compilados da versão em inglês da enciclopédia

A Wikipedia, popular enciclopédia gratuita online, agora pode ser adquirida no formato de CD para uso offline. A Wikimedia Foundation, empresa por trás do projeto de colaboração online, e a Linterweb anunciam o lançamento da Wikipedia Version 0.5.

Os CDs trazem cerca de 2 mil artigos da versão em inglês da enciclopédia, mas o projeto prevê o lançamento de versões em outras línguas, além de "abrir caminho" para outras complicações de artigos.

Segundo o comunicado da Wikimedia, os artigos foram escolhidos com base critérios de importância e qualidade e os tópicos cobrem geografia, arte, literatura, ciência, história e ciências naturais. Os usuários podem navegar pelos artigos por meio de um mecanismo de busca embutido ou navegando pelas páginas.

A comunidade que alimenta a enciclopédia livre pode participar nos projetos de elaboração dos CDs, seja no processo de seleção de artigos ou no desenvolvimento do software Kiwix, de código aberto, que serve como base  para o CD.

A Wikimedia França foi pioneira no projeto de transformar a enciclopédia online em CD, segundo o comunicado da empresa, firmando o acordo com a companhia de tecnologia francesa Linterweb para a produção. O braço francês da Wikimedia deve produzir uma versão da enciclopédia no idioma local no futuro.

O CD da Wikipedia Version 0.5 custa 14 dólares, é compatível com Windows (a partir da versão 98), Macintosh (Intel) e Linux x86 e pode ser adquirido online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail