Home > Dicas

Impressão: evite o desperdício

Dicas de configuração da máquina, softwares de gerenciamento e truques para evitar o desperdício de papel e cartuchos

Por Redação da PC World (EUA)

19/04/2007 às 11h19

imprima_mais_70.jpg
Foto:

Dicas de configuração da máquina, softwares de gerenciamento e truques para evitar o desperdício de papel e cartuchos

imprima_mais_150.jpgImpressoras costumam ser baratas no momento da compra, mas caras na hora de usar. Mas isso não significa que não se possa imprimir com baixo custo. Basta seguir algumas recomendações e adotar certas ferramentas.

Visualize para imprimir menos – Quando for imprimir a partir de um site, use a função Visualizar Impressão do Browser para assegurar-se de que terá a informação que quer na página. Mesmo que o site tenha uma função de auxílio de impressão, o Visualizador permite que você se assegure de que a margem certa não será cortada (algumas páginas da web são muito largas para algumas impressoras). Se preciso, ajuste a orientação de Layout de Retrato para Paisagem, para cobrir a área perdida.

No Firefox, Internet Explorer ou Opera, abra a página que deseja imprimir e clique em Arquivo/Visualizar Impressão. Uma nova tela surgirá mostrando o conteúdo no formato de impressão, que provavelmente tomará mais do que uma página. Veja o documento e clique no botão Imprimir no topo da tela de visualização (ou
pressione Ctrl+P). Quando surgir a caixa de diálogo, indique as páginas inicial e
final na área de intervalo de documentos (o botão páginas será selecionado automaticamente assim que você entrar com o número).

Alguns fabricantes como a Canon colocam utilitários gratuitos em suas impressoras – ou deixam os programas disponíveis para download – que ajudam a impressão de páginas web. Verifique o site do fabricante de seu equipamento para saber mais a respeito.

Para reduzir ainda mais o uso de tinta, selecione o botão Propriedades e vá para o modo Impressão de Teste em Qualidade de Impressão (o nome e o local dessa opção podem variar conforme o equipamento). Se a cor não for importante, assinale também o botão Impressão em Cinza. Clique depois em OK.

Tenha apenas o texto – Uma das melhores formas de imprimir uma pequena parte do texto de um site é selecionar o texto, clicar em Arquivo, Imprimir e depois em Seleção, na área Intervalo de Páginas. Mas também é possível copiar o texto, abrir o WordPad (ou qualquer outro programa de edição de texto) e colar o conteúdo.

Não mexa na tomada – Você é daqueles que tiram o equipamento da tomada antes de desligar? Não é uma boa idéia. Quando a impressora é desligada, ela
pára o cabeçote num local pré-configurado. Puxar o fio da tomada pode pular o processo normal de desligamento, fazendo com que o cabeçote não estacione
apropriadamente. Isso pode secar o cabeçote de impressão ou entupi-lo.

Evite que o suprimento seque – Os cartuchos de impressora possuem o péssimo hábito de secar devido à falta de uso. Imprima uma página (colorida e em preto-e-branco) pelo menos uma vez por semana para mantê-los sempre preparados.

Saiba quando mudar de marca – Suprimentos remanufaturados ou compatíveis são mais baratos do que os refis do fabricante de sua impressora, mas a economia pode vir na forma de uma qualidade de impressão inferior. Se for para imprimir rascunhos ou textos, poderá até ser uma boa escolha. Entretanto, se o assunto for foto, não só a qualidade poderá fi car comprometida como a quantidade de impressões também tenderá a ser inferior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail