Home > Dicas

Como escolher o PC certo

Processador, memória, disco rígido, monitor, drives ópticos...Saiba o que levar em consideração na hora de escolher o desktop ideal

Por Marcelo Ayres, especial para a PC World

19/04/2007 às 18h17

como-escolher_PC_70.jpg
Foto:

Processador, memória, disco rígido, monitor, drives ópticos...Saiba o que levar em consideração na hora de escolher o desktop ideal

:: Escolha também o notebook certo

comoescolher_PC_150.jpgA primeira coisa que se deve observar na hora de comprar um desktop é qual a finalidade que vai ser dada ao computador. Ele vai ser usado para trabalhar? Jogar? Navegar na internet? Estes são pontos importantes, pois definem o tamanho do seu investimento.

De todos os itens, o processador, juntamente com a memória, é o que pesa mais quando se fala de performance e de valor de investimento. Confira os principais componentes e suas configurações.

Leia também:
::Melhore sua relação com o PC
::Armas para seu computador

PROCESSADOR

Se você vai utilizar o computador para trabalhar com documentos de texto, planilhas, navegar pela internet e gosta de um joguinho de vez em quando, você estará bem servido com uma máquina que tenha um processador Pentium 4 ou Sempron.

Caso já esteja de olho no Windows Vista, é recomendável partir para um Pentium Core Duo ou Athlon 64 X2, pois o novo sistema exige muito do chip.

::Confira o comparativo de chips Dual Core (núcleo duplo)

MEMÓRIA

Como hoje em dia grande parte dos desktops já vem com o Windows XP instalado, você precisa ter pelo menos 256 MB de memória RAM. Menos que isso, seu computador vai se arrastar. O ideal é investir um pouco mais e já colocar 512 MB na sua máquina, principalmente se você é aficionado de jogos ou trabalha com imagens e vídeos. Se seu computador já vem com o Vista ou você pensa em migrar, é melhor já começar com 1 GB.

::Como fazer o upgrade na memória RAM do seu computador

DISCO RÍGIDO

A capacidade mínima que você deve escolher é 80 GB para o HD. No caso de trabalhar com aplicativos que pedem muita performance de disco, é bom considerar os novos Sata.

::Vinte downloads para organizar e proteger seu HD

PLACA ACELERADORA

Não dá para ter uma máquina para jogar sem uma placa aceleradora gráfica. Outro item que também requer uma placa 3D é o Vista, que é muito mais detalhado visualmente. Placas com processador próprio e muita memória deixam seu computador bem mais caro. Se o seu caso++++ é apenas fazer textos e planilhas, pode ficar com a placa de vídeo da mother board.

::Por que meu PC está tão lento?

PLACA DE SOM

As mother boards (placas-mãe) vêm com placas de som integradas e funcionam bem, se você espera o básico em matéria de áudio. Agora, para poder sentir a emoção de um jogo ou curtir um filme em seu computador, você precisará de uma placa de som com mais potência, com memória dedicada e capacidade para som surround.

::Passe vinil e K7 para MP3

MONITOR 

O melhor custo–benefício hoje em dia é um LCD. O modelo de 15 polegadas, por exemplo, já pode ser encontrado por volta de 500 reais. Vale lembrar que, mesmo com um monitor muito bom, mas com a placa de vídeo fraca, o desempenho não será dos melhores.

::Calibre a cor de seu monitor

DRIVES ÓPTICOS

Um gravador de CD-R ou RW é peça fundamental para o seu dia-a-dia. Além disso, eles são muito baratos, podendo ser encontrados entre 100 e 150 reais.

Se o seu orçamento estiver um pouco melhor, escolha um gravador de DVD-R ou RW, que, além de gravar os dois tipos de mídia, ainda permite que você veja filmes, por exemplo. Os gravadores de DVD estão na faixa de 250 reais, mas há modelos até abaixo disso.

:: Especial CDs e DVDs

PORTAS USB

Você vai precisar em seu novo desktop de pelo menos quatro portas (seis é o número ideal), para funções como impressora, scanner, câmera digital e até MP3 player. Observe se o computador suporta USB 2.0, pois muitos periféricos funcionam mais rapidamente neste padrão. Procure também máquinas que tenham portas frontais.

:: Descubra se o micro possui uma porta USB 2.0

PLACA DE REDE

A placa de rede é necessária, se você pretende utilizar uma conexão de banda larga para navegar na web. Elas têm custo muito baixo (entre 50 e 80 reais, para os modelos Ethernet 10/100 Mbps). Também são úteis para quem tem mais de
um PC em casa e quer fazer uma rede para compartilhar dados e o acesso rápido à internet.

:: Confira 35 soluções para rede

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail